• Quem Somos
    • Conselhos
18/03/2024

Cinco hospitais geridos pelo ISGH integram projeto da Anvisa relacionado à higienização de mãos

Bruno Brandão

Cinco hospitais administrados pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), da rede da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), foram selecionados para o Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente 2024. Com acompanhamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o projeto visa avaliar o impacto da implementação da estratégia nos indicadores de higiene das mãos como medida de prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) . A primeira visita presencial do órgão nacional ocorreu na última sexta-feira (15) no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Messejana, com representantes de todos os hospitais participantes no Ceará.

A Anvisa selecionou hospitais públicos, privados ou filantrópicos de todo o país como Unidade de Terapia Intensiva – UTI (adulto, pediátrica e neonatal). Da Rede Sesa, participam, além do HGWA: o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e os hospitais regionais: do Cariri (HRC), Regional Norte (HRN), Sertão Central (HRSC) e Vale do Jaguaribe (HRVJ). Todas as unidades possuem ações de impacto que já auxiliaram no aumento da adesão à higienização das mãos.

Além da Anvisa, o projeto conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

HGWA realiza atividades educativas

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Messejana, são realizados durante o ano diversas ações em prol da adesão ao protocolo de Higienização das Mãos. Em 2023, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promoverá um torneio com o tema “Quer reduzir a infecção? Higienizar as mãos é a solução”. A ação teve o objetivo de promover durante todo o ano uma série de atividades educativas dentro de uma programação com dinâmicas e interação entre os setores. Ao final, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto foi uma grande vencedora.

Para o médico infectologista e coordenador do SCIH do HGWA, Braúlio Matias de Carvalho, o sentimento é de entusiasmo pela participação da unidade no projeto da Anvisa. “Foi uma felicidade muito grande estar entre os selecionados para participar dessa implementação. Higienização das Mãos é uma das medidas mais importantes para a segurança do paciente. É importante estabelecer o clima de segurança para o cuidado dos nossos pacientes, com envolvimento de líderes, para que todos permaneçam com a higiene das mãos como primordial e de alta segurança para os nossos pacientes”, pontua.

HRC na prevenção das Iras

Segundo a enfermeira coordenadora do SCIH do Hospital Regional do Cariri (HRC), Débora Duarte, a unidade busca prevenir e controlar as infecções e orientar, sempre, realizar a higiene das mãos no momento oportuno e da maneira correta durante a assistência ao paciente.

“Para o HRC, a importância em participar deste projeto é de fortalecer uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos seja fundamental para a prevenção e controle das infecções”, ressalta.

HRN reforça conscientização sobre higienização das mãos entre acompanhantes de pacientes

No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, há ações frequentes de conscientização sobre o protocolo de higienização das mãos com blitze entre os colaboradores. Há ainda ações educativas destinadas aos acompanhantes de pacientes.

Organizadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em parceria com o Centro de Estudos do HRN, pretendem fortalecer a conscientização sobre a higienização correta das mãos entre os acompanhantes de pacientes.

“Essas ações são importantes para que possamos sensibilizar os profissionais de saúde e sociedade quanto à importância desse ato tão simples, mas de tanto impacto na prevenção de infecções e disseminação de doenças”, ressalta a coordenadora do SCIH, Diana Karla Muniz Vasconcelos.

Protocolo de higienização: HRSC cumpre 85% da meta pelo décimo sexto mês consecutivo

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), a higienização das mãos é considerada um pilar dentre os protocolos de prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). Esse trabalho é realizado desde a abertura do hospital e repassado ao colaborador, tornando algo cultural na unidade. Prova disso estão nos indicadores: há 16 meses consecutivos, o HRSC conseguiu permanecer acima da meta de 85% no protocolo de higienização das mãos.

A unidade que fica em Quixeramobim já participou do projeto da Anvisa pelo ano, e tem visto a cultura de higienização das mãos ser fortalecida.

“Uma melhoria especial foi a inclusão de multiplicadores nesse processo. O que antes era feito somente pela equipe do SCIH, com a chegada dessa iniciativa, conseguimos captar colaboradores da assistência para contribuir na observação desse protocolo em unidades como UTI adulto e neonatal”, explica a coordenadora do SCIH do HRSC, Ana Amélia Farias.

HRVJ visa redução das infecções

No Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, o projeto nacional tem como objetivo incorporar a higiene das mãos como parte integrante da cultura da unidade e é um dos fatores essenciais para a redução das Iras.

A enfermeira do SCIH, Érica Rodrigues, explica que a higienização das mãos é a principal medida para prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde. Ela destaca que, embora a ação de higiene das mãos seja simples, a falta de adesão entre os profissionais de saúde continua sendo um problema em todo o mundo.

“A proposta é reduzir tanto a propagação de infecções e microrganismos multirresistentes quanto o número de pacientes adquirindo Iras preveníveis, e, assim, evitar o desperdício de recursos e salvar vidas. Assim, o serviço de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde do HRVJ pretende fortalecer essa prática nas unidades de terapia intensiva com adesão ao projeto”, pondera.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca