• Quem Somos
    • Conselhos
19/04/2023

Campanha de doação de sangue no HGWA arrecada 84 bolsas

Bruno Brandão

A parceria entre o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) resultou, mais uma vez, em um bom número de doações de sangue na unidade hospitalar. A campanha interna deste ano, realizada nessa segunda-feira (17), Dia Internacional da Hemofilia, arrecadou 84 bolsas de hemocomponentes.

A iniciativa contemplou colaboradores e doadores externos cadastrados. Para o coordenador do Serviço Social do HGWA, Michel Barbosa, a ação mobiliza os profissionais e a comunidade do entorno do equipamento.

“A campanha ocorre uma vez por ano, sendo um momento que fortalece o sentimento de solidariedade entre as pessoas. É muito gratificante ter o Serviço Social à frente desse projeto, conscientizando sobre a necessidade da doação voluntária de sangue“, afirmou Barbosa.

Sempre há quem aproveite a oportunidade para doar pela primeira vez. É o caso da auxiliar de escritório Rosa Maria Leal. “Eu vi o e-mail sobre a iniciativa e resolvi fazer a minha parte para ajudar a salvar vidas. Pretendo ficar doando. O sentimento é de felicidade por ajudar o próximo”, disse.

O gesto altruíta também foi praticado pela técnica em Saúde Bucal ngela Souza. “Já doei outras vezes, mas poder fazer isso pertinho da gente, no local de trabalho, estimula ainda mais”, avaliou.

A assistente social do Hemoce Eliane Lima celebrou a quantidade de bolsas de sangue arrecadada. “É bem diferente a realização das campanhas em um hospital. No HGWA, o resultado é surpreendente. Acompanhamos a expressão das pessoas em doar com prazer. Elas sempre querem saber quando retornaremos”.

Doe sangue

Para se candidatar à doação de sangue nas unidades do Hemoce, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.

Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca