UPA Conjunto Ceará
Serviços
Serviços primários
- Urgência e Emergência Adulto
- Urgência e Emergência Infantil
Serviços de apoio à assistência
- Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC)
- Laboratório de Análises Clínicas
- Central de Material e Esterilização (CME)
- Núcleo Assistência Farmacêutica
- Engenharia Clínica e Manutenção
- Núcleo de Nutrição e Dietética
- Serviço de Imagem (Raio X)
- Serviço Social
Serviço de apoio à gestão
- Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (NUGESP)
- Ouvidoria
- Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT)
- Núcleo Administrativo Financeiro (NAF)
- Centro de Estudos - Educação Permanente
Histórico
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
As unidades de pronto atendimento geridas pelo ISGH no município de Fortaleza prestam um serviço especializado, respeitando o grau de priorização do atendimento por gravidade de cada caso, aferido através de um sistema de classificação de risco executado por profissionais de nível superior em enfermagem, garantindo assim a precisão desta avaliação.
As Unidades de Pronto Atendimento - UPAs são classificadas como estabelecimentos de saúde de complexidade intermediária, situando-se entre as Unidades de Atenção Primária à Saúde e a Rede Hospitalar, o objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.
Desta forma, as Unidades de Pronto Atendimento devem prestar serviços de saúde, pré-hospitalar, de urgência e emergência clínicas, com processo de acolhimento com classificação de risco, estabilização dos pacientes graves, e, quando houver necessidade, indicar e encaminhar o paciente para internamento hospitalar, através de fluxos de referência e contrarreferência, através das Centrais de Regulação, e,ainda, propiciando aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) as condições necessárias à observação clínica e apoio diagnóstico terapêutico dentro do prazo de 24 horas.
Missão, Visão e Valores
- NOSSO PROPÓSITO
- Transformar a saúde para o bem-estar social.
- NOSSA MISSÃO
- Proporcionar assistência humanizada em emergência com qualidade e segurança.
- NOSSA VISÃO
- Ser referência nacional no atendimento de emergência pré-hospitalar.
- NOSSOS VALORES
- Eficiência e Sustentabilidade - Valorização das pessoas - Comprometimento com o SUS - Transparência - Inovação e Conhecimento - Humanização - Inclusão e diversidade - Ética.
Gestores
Comissões
- Comissão de Ética Médica (CEM)
- Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS)
- Comissão de Revisão de Óbitos (CRO)
- Comissão de Revisão de Prontuários (CRP)
- Comissão de Ética em Enfermagem (CEE)
- Comissão de Farmácia Terapêutica (CFT)
- Comissão de Humanização (CH)
- Comissão de Segurança do Paciente (COSEP)