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Unidade de Pronto Atendimento

UPA Autran Nunes

Serviços

Serviços primários

  • Urgência e Emergência Adulto
  • Urgência e Emergência Infantil

Serviços de apoio à assistência

  • Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC)
  • Laboratório de Análises Clínicas
  • Central de Material e Esterilização (CME)
  • Núcleo Assistência Farmacêutica
  • Engenharia Clínica e Manutenção
  • Núcleo de Nutrição e Dietética
  • Serviço de Imagem (Raio X)
  • Serviço Social

Serviço de apoio à gestão

  • Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (NUGESP)
  • OuvidoriaServiço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT)
  • Núcleo Administrativo Financeiro (NAF)
  • Centro de Estudos - Educação Permanente

Histórico

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Autran Nunes foi inaugurada no dia 19 de abril de 2012. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação 

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. 

As unidades de pronto atendimento geridas pelo ISGH no município de Fortaleza prestam um serviço especializado, respeitando o grau de priorização do atendimento por gravidade de cada caso, aferido através de um sistema de classificação de risco executado por profissionais de nível superior em enfermagem, garantindo assim a precisão desta avaliação.

As Unidades de Pronto Atendimento - UPAs são classificadas como estabelecimentos de saúde de complexidade intermediária, situando-se entre as Unidades de Atenção Primária à Saúde e a Rede Hospitalar, o objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

Missão, Visão e Valores

  1. NOSSO PROPÓSITO
    1. Transformar a saúde para o bem-estar social.
  2. NOSSA MISSÃO
    1. Proporcionar assistência humanizada em emergência com qualidade e segurança.
  3. NOSSA VISÃO
    1. Ser referência nacional no atendimento de emergência pré-hospitalar.
  4. NOSSOS VALORES
    1. Eficiência e Sustentabilidade - Valorização das pessoas - Comprometimento com o SUS - Transparência - Inovação e Conhecimento - Humanização - Inclusão e diversidade - Ética

Gestores

  • Patrícia Santana OliveiraDiretora Geral
  • Tarcylio Esdras de Almeida RochaDiretor Clínico
  • Italo Eugenio Andrade FeitosaCoordenador do Serviço Médico
  • Lourdes de Fátima Guedes LimaCoordenadora do serviço assistencial

Comissões

  • Comissão de Ética Médica (CEM)
  • Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS)
  • Comissão de Revisão de Óbitos (CRO)
  • Comissão de Revisão de Prontuários (CRP)
  • Comissão de Ética em Enfermagem (CEE)
  • Comissão de Farmácia Terapêutica (CFT)
  • Comissão de Humanização (CH)
  • Comissão de Segurança do Paciente (COSEP)

Certificações

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