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Unidade hospitalar

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

Serviços

Serviços primários

  • Clínica Médica
  • Clínica Pediátrica
  • Unidade de Terapia Instensiva (UTI) - Adulto
  • Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (CETIP)
  • Unidade de Cuidados Especiais (UCE) - Adulto
  • Unidade de Cuidados Especias (UCE) - Pediátrica
  • Bloco Cirúrgico
  • Ambulatório

Serviços de apoio à assistência

  • Agência Transfusional
  • Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC)
  • Laboratório de Análises Clínicas
  • Central de Material
  • Núcleo Assistência Farmacêutica
  • Engenharia Clínica e Manutenção
  • Núcleo de Nutrição e Dietética
  • Fisioterapia
  • Serviço de Imagem
  • Fonoaudiologia
  • Serviço Social
  • Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
  • Psicologia

Serviço de apoio à gestão

  • Centro de Estudos
  • Ouvidoria
  • Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (NUGESP)
  • Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT)
  • Núcleo Administrativo Financeiro (NAF)

Histórico

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) foi fundado em 26 dezembro de 2002, com a finalidade de prestar serviços de saúde de qualidade em nível secundário aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais públicos terciários do Ceará, com a visão de futuro de consolidar um modelo de gestão hospitalar inovador e pioneiro, tornando-se, referencial de excelência na prestação de serviços de saúde no Brasil.

O corpo clínico da unidade é composto de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos. Entre os serviços ofertados pelo HGWA, estão internações, cirurgias, consultas e exames.

O perfil dos pacientes do HGWA é composto, predominantemente, por idosos, em especial nas Unidades de Cuidados Especiais, AVC Subagudo e Clínica Médica. Nas três unidades, os pacientes têm idade superior a 70 anos. Entre as principais patologias estão AVC e infecções respiratórias.

Por mês, o hospital realiza 700 internações, em média. A unidade dispõe de 359 leitos operacionais.

RECONHECIMENTO

O HGWA é reconhecido em excelência nível 3, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Recebeu, em 2022, o prêmio de segundo melhor hospital público do Brasil. 

Serviço de Atendimento Domiciliar - SAD

Com foco na assistência humanizada e a garantia de continuidade dos cuidados à saúde, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) possibilita a desinstitucionalização de pacientes que se encontram internados nos serviços hospitalares, alem de evitar hospitalizações desnecessárias de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde. O Programa está inserido nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme portaria N°963 de 27 de maio de 2013 que define o Programa Melhor em Casa.

O Serviço de Assistência Domiciliar é formado por profissionais da equipe multidisciplinar, que trabalham de forma alinhada para proporcionar uma assistência integral e segura.

OBJETIVOS

O objetivo do SAD é realizar a desospitalização e adaptação domiciliar de clientes que necessitem do apoio da equipe, tendo em vista o retorno para as suas residências.

Esperamos assim:

Ampliar a Atenção Domiciliar no município de Fortaleza;Diminuir o período de internação hospitalar e evitar reinternações de pacientes crônicos;Otimizar os leitos hospitalares e reduzir custos;Garantir uma assistência adequada e humanizada dos pacientes altamente dependentes em domicílio;Integrar a assistência básica a serviços mais complexos;Incentivar o desenvolvimento da responsabilidade da família, com relação à saúde e ao cuidado em saúde;

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

Missão, Visão e Valores

  1. NOSSA MISSÃO
    1. Prover a assistência, ensino e pesquisa através do cuidado excelente, inovador, integrado a Rede de Saúde do Estado do Ceará.
  2. NOSSA VISÃO
    1. Ser reconhecido nacionalmente em assistência hospitalar e domiciliar, ensino e pesquisa de forma sustentável, inovadora e transparente, fortalecendo a Rede de Saúde do Estado do Ceará.
  3. NOSSOS VALORES
    1. Resultado centrado no cidadão - Humanização do atendimento - Valorização das pessoas - Transparência - Conhecimento e Inovação.

Gestores

  • Francisco Denys Briand Cunha VieiraDiretor Geral
  • Thaís Lobo HerzerDiretora de Gestão do Cuidado
  • Carla Fonteles ChavesDiretora Administrativa

Comissões

  • Comissão de Ética Médica (CEM)
  • Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS)
  • Comissão de Revisão de Óbitos (CRO)
  • Comissão de Revisão de Prontuários (CRP)
  • Comissão de Ética em Enfermagem (CEE)
  • Comissão de Farmácia Terapêutica (CFT)
  • Comissão de Humanização (CH)
  • Comissão de Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT)
  • Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
  • Comissão de Segurança do Paciente (COSEP)
  • Comissão de Hemovigilância
  • Comissão de Prevenção de Acidentes com Produtos Perfurocortantes (COPREV)
  • Comissão de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN)
  • Comissão de Reprocessamento de Artigos Hospitalares - (CREAH)



Certificações

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