• Quem Somos
    • Conselhos
Equipamento de Saúde

Casa de Cuidados do Ceará

Serviços

Serviços primários

  • Desospitalização
  • Reabilitação
  • Paliação

Serviços de apoio à assistência

  • Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) 
  • Assistência Farmacêutica
  • Nutrição e Dietética
  • Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Psicologia

Serviço de apoio à gestão

  • Ouvidoria
  • Núcleo Administrativo Financeiro (NAF)
  • Educação Permanente 

Histórico

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), foi inaugurada no dia 24 de junho de 2021, durante a crise por COVID 19, para ajudar na oferta de leitos hospitalares através da desospitalização e cuidados de transição para pacientes sequelados  ou cronicamente dependentes.

Atualmente as principais demandas de atendimento são a Desospitalização para reabilitação e cuidados de pacientes com Doenças neurodegenerativas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Trauma ou Encefalopatia hipóxico-isquêmico. Outro foco é o Cuidado Paliativo para pacientes com doenças avançadas que necessitam da assistência e cuidados especiais da equipe multidisciplinar no momento da alta hospitalar. 

O objetivo do equipamento acompanha uma tendência mundial para a desospitalização precoce a fim de evitar a lotação em unidades hospitalares de emergência e, assim, liberar leitos para pacientes com diagnósticos mais agudos. A diminuição do tempo de permanência no ambiente hospitalar reduz, ainda, chances de complicações e proporciona um tratamento mais adequado, respeitando protocolos de segurança. 

Entre os benefícios oferecidos pelo espaço, estão: otimização dos leitos hospitalares; diminuição dos riscos de infecção; humanização no atendimento; assistência a familiares; treinamento dos cuidadores; além da promoção de transição do paciente para o domicílio e prevenção de novas hospitalizações.

A Casa de Cuidados trabalha de forma interdisciplinar com profissionais médicos, da enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e assistência social para assim atender as demandas dos pacientes de forma holística e desenvolver um trabalho inovador. A assistência é desenvolvida pela equipe multidisciplinar liderada pelo médico, seguindo um Plano Terapêutico Individual com foco na qualidade de vida e reintegração social.

A equipe de Fisioterapia promove a reabilitação motora com fortalecimento muscular e mobilização e atende os pacientes em suporte respiratório com oxigenoterapia ou ventilação assistida sempre com objetivo do retorno do paciente ao domicílio com segurança. Os profissionais da Fonoaudiologia e Nutrição trabalham com foco na alimentação adequada, sempre com o objetivo de restabelecer a alimentação por via oral nos pacientes em uso de dieta por via de sondas. 

Já a  equipe de Enfermagem da CCC atua diretamente na assistência e cuidados diários dos pacientes e na capacitação dos cuidadores dos pacientes, fornecendo o devido preparo e suporte para a transição ao domicílio. 

A equipe de Terapia Ocupacional e Psicologia busca estimular funções executivas, coordenação motora, integração socioemocional e o vínculo entre família e paciente. Os profissionais do Serviço Social ajudam nos encaminhamentos de benefícios e solicitações na rede de apoio para o retorno dos pacientes ao domicílio e articulam com os órgãos responsáveis as necessidades de acolhimento institucional.

Entre os projetos implantados estão o “Pôr do Sol”, que leva pacientes para observar o fim do dia em uma área externa, promovendo atividades físicas e cognitivas e o projeto “Sensações”, que busca proporcionar, através de experiências gustativas, sentimentos de nostalgia aos pacientes que estão sob cuidados paliativos no espaço;

Missão, Visão e Valores

  1. NOSSO PROPÓSITO
    1. Transformar a saúde para o bem-estar social.
  2. NOSSA MISSÃO
    1. Proporcionar cuidados humanizados interdisciplinares com foco na reabilitação e cuidados paliativos para pacientes desospitalizados da rede, objetivando sua reintegração de forma segura ao domicílio.
  3. NOSSA VISÃO
    1. Ser reconhecido nacionalmente como modelo de assistência institucional na desospitalização e transição de cuidados, integrado na rede pública de saúde, contribuindo para a inclusão social.
  4. NOSSOS VALORES
    1. Eficiência e Sustentabilidade - Valorização das pessoas - Comprometimento com o SUS - Transparência - Inovação e Conhecimento - Humanização - Inclusão e diversidade - Ética.

Gestores

  • Ursula Wille CamposDiretora-Geral

Comissões

  • Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA) 
  • Comissão de Humanização (CH)
  • Comissão de Segurança do Paciente (COSEP)
  • Comissão de Revisão de Óbitos (CRO)

Certificações

Leia também

Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca