• Quem Somos
    • Conselhos
26/05/2023

Fórum do Serviço Social debate a experiência do paciente

Bruno Brandão, Teresa Fernandes, Valéria Alves e José Avelino Neto

Os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), da Rede SESA, sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), realizaram, na última quinta-feira, 25, o Fórum Serviço Social do ISGH. O evento, em formato híbrido, reuniu os profissionais das unidades localizadas em Fortaleza no auditório do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA). A programação contou com uma palestra, proferida pela Gerente de Gestão da Clínica, Ana Karine Girão, sobre 'Experiência do Paciente: o que é, importância e por onde começar'. Ainda houve uma mesa redonda com o tema 'O Impacto do acolhimento e da comunicação na conexão com o paciente nos serviços de saúde'. Encerrando, Maiara Campos, assistente social do Instituto José Frota falou sobre 'A atuação do Assistente Social no Engajamento do paciente, família e comunidade'.

Dra. Virgínia Angélica Silveira, diretora de Gestão do Cuidado e Ensino do ISGH, esteve presente e destacou a importância desse momento para os profissionais. “Esse momento é fundamental para comemorar e fortalecer o importante papel do assistente social para o ISGH e a sociedade, além de trazer o tema da experiência do paciente, desde o acolhimento e o engajamento. O Fórum foi pensado para agregar colaboradores, alunos e representantes de outras instituições para troca de experiências”, afirma a diretora.

Além da participação virtual na programação em Fortaleza, as unidades regionais prepararam atividades extras, confira:

Sobral

No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, o Fórum do Serviço Social contou com oito estações de trabalho nas quais os profissionais puderam mostrar as várias áreas em que atuam: saúde, previdência social, terceiro setor, assistência social, direitos humanos, educação, empresa e docência.

"Mostramos o trabalho do assistente social como um profissional necessário em vários campos de atuação", ressalta a coordenadora do serviço social do HRN, Iara Pinto. Sobre o tema geral, Pinto ressalta que é fundamental ter um olhar para a experiência do paciente. "A experiência do paciente mostra o que é importante para ele no cuidado", avalia. A programação contou ainda com palestra "Serviço Social, uma profissão necessária". A atuação do Assistente Social no engajamento do paciente, da família e da comunidade" com a assistente social do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas ( CAPS AD) de Sobral, Heliandra Linhares Aragão.

Cariri

Em Juazeiro do Norte, no Hospital Regional do Cariri , além da transmissão da palestra principal, com Karine Girão, houve também uma mesa de discussões com o tema “Serviço Social: uma profissão necessária - a atuação do Assistente Social no engajamento do paciente, família e comunidade - compartilhamento de práticas”, com as Assistentes sociais Juliana Araújo, do SUAS de Juazeiro do Norte, Antônia Edilyanne, do SAD de Juazeiro do Norte e Larissa Naianny, do Serviço Social do Hospital Maternidade São Vicente de Paula, em Barbalha. Participaram do evento assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social, Centros de Referência Especializado de Assistência Social, Serviços de Atendimento Domiciliar - SAD, Prefeituras, Centros POP, Hospitais, Casas de Acolhimento, Escola de Saúde Pública, Centros Universitários, Empresas e Escolas.

Para a coordenadora do serviço no HRC, Amanda Séfora Leite, “foi um momento enriquecedor, importante e necessário, porque entre muitos assuntos, nós abordamos os determinantes de saúde, a interseccionalidade, o projeto ético-político do serviço social, as condições de trabalho, a importância e contribuição do profissional no trabalho multidisciplinar e na vida dos usuários, e tudo isso é essencial para que possamos ofertar um serviço de qualidade”, destacou.

Sertão Central

Profissionais do Serviço Social de Quixeramobim e de Quixadá compartilharam experiências e discutiram os avanços da categoria, na programação realizada no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). O diretor administrativo da Unidade, Elisfabio Duarte, apresentou um balanço do Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp), desenvolvido desde 2018 no HRSC.

Na avaliação da coordenadora do serviço do HRSC, Tinciane Medeiros, a profissão se mostra cada vez mais necessária, pois trabalha nas políticas públicas com o compromisso com a ética e com a qualidade dos serviços prestados à população.

“O Serviço Social do HRSC vem, há 6 anos, trabalhando com os usuários deste serviço de saúde na busca de garantir seus direitos e efetivar a prática do acolhimento humanizado. A escolha da temática para o Fórum deste ano foi muito feliz, pois trouxe para a categoria um conhecimento mais amplo sobre a Experiência do Paciente, além de discussões importantes para o nosso fazer profissional”, afirma Tinciane.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca