• Quem Somos
    • Conselhos
28/03/2024

HRN começa a executar cirurgias de correção de espaço craniano em bebês

Teresa Fernandes

O serviço de neurocirurgia do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral, começou a promover o tratamento cirúrgico da cranioestenose, condição congênita que compromete a forma e o tamanho do crânio, prejudicando o desenvolvimento adequado do cérebro. A correção da deformidade deve ser feita prioritariamente entre os 4 e 8 meses de idade das crianças. A primeira cirurgia do tipo no HRN foi realizada na sexta-feira (22).

A operação foi conduzida pelo neurocirurgião pediátrico Eduardo Jucá, do Hospital Albert Sabin (Hias), também da Rede Sesa, pelos neurocirurgiões do HRN, Paulo Roberto Lacerda Leal, Helano Luiz Gomes Barbosa, Keven Ferreira da Ponte e Gerardo Cristino Filho e pela anestesista Fernanda Castro. 

O coordenador do Serviço, Paulo Leal, ressaltou que a cirurgia de tratamento da cranioestenose já era realizada no Hias, em Fortaleza, mas a partir desse primeiro procedimento a expectativa é de que a maior parte dos pacientes da Região Norte não precise mais se deslocar para a capital. “Nós estávamos dependentes da transferência dessas crianças para o Hospital Infantil Albert Sabin, mas com a qualidade e infraestrutura técnica do HRN, nós pudemos desenvolver essa parte da neurocirurgia aqui mesmo, evitando o transporte e o deslocamento dessas famílias do interior para a capital”, avalia.

É importante que a população conheça a condição para tratar as crianças na época certa, segundo Jucá. “Cranioestenose é o fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas. Sutura é aquela região do crânio que fica no limite entre os ossos e é ali que acontece o crescimento do crânio, dando espaço para a expansão do cérebro justamente na época em que o cérebro humano mais se expande, que é durante o primeiro ano de vida”, explica.

Há duas consequências da cranioestenose: a alteração do formato do crânio e a restrição à expansão do cérebro. “São dois objetivos importantes na cirurgia: a ampliação do espaço craniano para que o cérebro se expanda e a correção do formato, e é importante que essa correção seja feita ainda dentro do primeiro ano de vida para que a criança tenha os benefícios em sua plenitude”, detalha.

O neurocirurgião do HRN, Gerardo Cristino Filho, reforça que o Serviço de Neurocirurgia do HRN funciona desde 2013 com um parque tecnológico, além de neurocirurgiões e neuroanestesistas capacitados para realizar cirurgias de alta complexidade, tanto de crânio, como de coluna, medula e nervos periféricos. Cristino acrescentou que, em relação à neurocirurgia em crianças, já eram realizadas cirurgias dos tumores cerebrais, cistos e o tratamento das hidrocefalias.

A equipe de médicos neurocirurgiões foi composta pelo neurocirurgião pediátrico, Eduardo Jucá (Hias), e pelos neurocirurgiões do HRN, Paulo Roberto Lacerda Leal, Helano Luiz Gomes Barbosa, Keven Ferreira da Ponte e Gerardo Cristino Filho

A primeira criança a realizar a cirurgia de cranioestenose no HRN foi Artur Nóbrega de Freitas, de 7 meses, que mora com a família em Quiterianópolis. A mãe da criança, a assistente de escritório de contabilidade Antonia de Maria Nóbrega do Nascimento Freitas, 32, comemora que o tratamento da criança tenha sido feito no HRN.

“Se não fôssemos conseguir o tratamento aqui, precisaríamos ir para Fortaleza e em Sobral tudo se torna mais perto”, avalia. Ela conta que Artur teve suspeita de outras condições de saúde como a hidrocefalia antes de chegar ao diagnóstico de cranioestenose, mas logo após a confirmação, a criança já foi indicada para a cirurgia. O pai da criança, o agente de trânsito Mailson Freitas, 34, elogiou o atendimento da equipe, em especial do médico que acompanhou Artur. “Profissional muito humano”, define.

Família do bebê Artur, de 7 meses, comemorou que a cirurgia do filho pôde ser feita mais perto de casa
Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca