• Quem Somos
    • Conselhos
25/05/2023

UPAs promovem II Encontro de Enfermagem com apresentação de pesquisas

Márcia Catunda

A equipe das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) promoveu o II Encontro de Enfermagem - UPAs com o tema "Contribuição da Enfermagem para o Avanço Científico". Na ocasião, profissionais da área apresentaram suas pesquisas de mestrado para troca de conhecimento. O encontro aconteceu no Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara (HGWA), nesta quarta-feira (24/05).

Entre os assuntos abordados nas apresentações estão “Fluxo de realização de pesquisas nas UPAs geridas pelo ISGH”, “ Liderança e Ciência”, “Classificação de Risco”, “Identificação Segura”, “Segurança Medicamentosa”, “Desenvolvimento de Tecnologias” e “Protocolos Estratégicos”. Todas as apresentações foram produtos da dissertação de mestrado de cada palestrante, desenvolvidos nas unidades de pronto atendimento.

Trabalhos que envolvem a tecnologia foram destaque no evento. A gerente de Qualidade e Segurança, Cleide Carneiro, apresentou trabalho que envolveu a construção de tecnologia educativa para o processo de identificação segura. “Escolhi pesquisar sobre o primeiro protocolo porque um erro na identificação do paciente pode ocasionar uma sequência de falhas no processo”, justifica.

O trabalho da coordenadora do Serviço Assistencial da UPA Autran Nunes, Lourdes Guedes, teve como foco a segurança na administração de medicamentos em serviço de emergência. A pesquisadora propôs como produto um jogo educativo com os profissionais para abordar a questão de forma mais didática e promover aprendizado.

“O intuito do jogo é divulgar e orientar sobre medidas de segurança para evitar erros no preparo e administração dos medicamentos. A aceitação foi muito boa, os profissionais adoraram e fizemos ajustes sugeridos por eles”, explica Lourdes. Já Ismênia Rodrigues, coordenadora do Serviço Assistencial da UPA Praia do Futuro, também trabalhou a questão dos medicamentos, mas como proposta de produto a criação de um guia virtual educativo, com foco na terapia medicamentosa.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca