UPA Cristo Redentor mantém nível de acreditação ONA em manutenção
A equipe da UPA Cristo Redentor, unidade da Secretaria Municipal de Saúde gerida pelo ISGH, está radiante. Durante reunião de manutenção da Organização Nacional de Acreditação (ONA) realizada na última quarta-feira (13/09), a unidade mostrou aos avaliadores estar no caminho certo para manter o nível de acreditação nível 3, conquistado desde agosto de 2021.
Entre os pontos destacados pela equipe da unidade aos avaliadores estão análise de resultados, notificações, papel das comissões, plano de contingência, protocolos e planos de ação, sempre com foco na segurança do paciente. Os avaliadores também fizeram ponderações e sugeriram pontos de melhorias, promovendo um momento de troca de experiências entre os profissionais e de alinhamento de fluxos.
“Percebemos que a UPA está diferente, mais madura, nas superações, na evolução, entregando resultados de outra forma . É uma descoberta para todos nós. Pudemos descobrir a força e a capacidade de cada um e que podemos ir ainda mais longe do que pensamos”, afirma Patrícia Santana, diretora de cuidado e saúde das UPAs geridas pelo ISGH.
Lucas Bruno é coordenador do serviço médico da unidade e assumiu o cargo no dia 28 de março. Ele destacou a missão e a responsabilidade em assumir o desafio meses antes da manutenção da acreditação. “A caminhada foi de fato árdua, cansativa, mas, principalmente, gratificante! Adentrar em tudo que temos e o que fazemos, me faz ter a certeza de que fazemos um trabalho de excelência. Temos serviços de apoio geridos por pessoas que não só são extremamente competentes, mas que dominam o que fazem. Isso faz toda a diferença”.
Ana Laura Medeiros, coordenadora do serviço assistencial da unidade, também reconhece o trabalho em equipe e dedica a conquista a todos que fazem a UPA, incluindo de outras unidades. “Emoção é o que nos define. Dedico a vitória a todas as outras UPAs também e a todos os outros coordenadores assistenciais e médicos. A vitória é de todos nós”.