• Quem Somos
    • Conselhos
21/05/2025

Unidades do ISGH são reconhecidas pelo compromisso com o uso racional de sangue

Radene Fortaleza

Cinco unidades hospitalares geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) foram homenageadas na manhã desta terça-feira, 21 de maio, pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A cerimônia, que reconheceu o compromisso com o uso racional de hemocomponentes, ocorreu às 10h, no auditório do Hemoce, em Fortaleza, como parte das ações do programa PreservaSangue.

Receberam a homenagem os hospitais: Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Regional Norte (HRN), Regional do Cariri (HRC) e Regional do Sertão Central (HRSC). As instituições foram reconhecidas pelo empenho na implantação de práticas que reduzem o uso desnecessário de transfusões, promovendo maior segurança aos pacientes e melhor gestão dos recursos hemoterápicos.

O diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, destacou a relevância da iniciativa para o sistema de saúde. “É uma honra para o Helv fazer parte de um programa que visa aprimorar a assistência ao paciente e racionalizar o uso do sangue. Isso mostra nosso compromisso com a segurança e a qualidade do cuidado prestado”, afirmou.

Durante o evento, a enfermeira Tamires Silveira, da Agência Transfusional do Hospital Regional Norte, apresentou os resultados e as estratégias adotadas pela unidade desde a adesão ao PreservaSangue. “Foi um prazer imenso compartilhar a experiência do HRN. Agradeço à direção, ao centro de estudos, ao comitê transfusional, às coordenações de enfermagem e às médicas que abraçaram a ideia, e, em especial, ao Hemoce por todo o cuidado em propor esse movimento e disponibilizar uma ferramenta tão potente, que nos auxilia nos processos de formação dos nossos profissionais”, destacou.

A coordenadora médica do Centro de Estudos do HGWA, Natália Feitosa, também reforçou os benefícios da parceria com o Hemoce. “Essa parceria com o Hemoce é de grande importância para a assistência ao nosso paciente. Com o projeto PreservaSangue, os profissionais de saúde são capacitados a usar os hemocomponentes de forma mais racional, evitando muitas vezes a necessidade de transfusão e, com isso, diminuindo as possíveis complicações inerentes a esse procedimento”, ressaltou.

O evento também contou com transmissão online, possibilitando a participação de profissionais de diferentes regiões do estado.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca