• Quem Somos
    • Conselhos
08.12.2023

Três unidades de saúde do Ceará são premiadas no CriaAção SUS 2023

Isabelle Azevedo

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) recebeu o primeiro lugar no Prêmio CriaAção SUS 2023, na categoria Atenção Especializada,  com o trabalho “Implantação de uma unidade de transição de cuidados para desospitalização segura com foco na reabilitação e nos cuidados paliativos”. Os trabalhos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Autran Nunes e do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci foram premiados em terceiro lugar, nas categorias Pré-hospitalar e Atenção Hospitalar exclusivo SUS, respectivamente. Todas as unidades são vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará e geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH)

Os vencedores foram anunciados pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) na tarde desta sexta-feira, 8, durante solenidade na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília (DF). 

A CCC foi inaugurada em junho de 2021, durante a crise por covid-19, para ajudar na oferta de leitos hospitalares através da desospitalização e cuidados de transição para pacientes sequelados ou cronicamente dependentes, sendo considerada uma unidade de transição hospitalar com foco na Reabilitação e Cuidados Paliativos.

A diretora da CCC, Ursula Wille Campos, afirma que o prêmio é o reconhecimento do trabalho da equipe que compõe a unidade. “Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho. A pandemia nos deu a oportunidade de abrir essa unidade, que já estava planejada há muito tempo por várias pessoas lá do Ceará, porque existe a necessidade de atenção ao nosso paciente crônico, idoso, incapacitado, e aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos. Conseguimos realizar esse sonho no Ceará”, disse Ursula Campos durante a cerimônia de premiação.

Unidades premiadas

A equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) do Autran Nunes, geridas pelo ISGH, ficou em terceiro lugar na categoria Pré-hospitalar com o projeto intitulado “Tecnologia do cuidado para melhoria da assistência em unidades de pronto atendimento: reformulação do protocolo de infarto agudo do miocárdio”.

Já o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) também ficou em terceiro lugar, concorrendo na categoria Atenção Hospitalar exclusivo SUS, com o projeto "Monitoramento de sistemas críticos em hospital terciário". A iniciativa monitora em tempo real, por meio de microcontroladores, sensores de pressão digital e sensores de medição de ar ambiental, parâmetros críticos como qualidade do ar, pressão de gases medicinais e outros fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes. 

Prêmio Criação SUS 2023

O Prêmio Criação SUS 2023 é uma iniciativa inédita que reconhece os casos de sucesso implantados nas instituições do Sistema Único de Saúde (SUS)  de todo o Brasil, e incentiva a implantação de novas tecnologias e de soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS. 

Em sua primeira edição, recebeu 391 inscrições provenientes de todo o país. Dessas inscrições, 199 trabalhos foram considerados aptos para avaliação da banca e apenas 15 foram selecionados para disputar o prêmio final, distribuídos em cinco categorias. A premiação, que conta com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Instituto Ética Saúde, vai pagar R$10 mil para cada um dos cinco autores dos projetos vencedores.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca