• Quem Somos
    • Conselhos
18/09/2023

Setembro amarelo: Saúde do Ceará promove atividades de prevenção a doenças mentais em idosos

Márcia Catunda

A população idosa está com expectativa de vida cada vez maior e, por isso, os cuidados com a saúde física e mental merecem atenção. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento populacional que mais aumenta na população brasileira é o de pessoas idosas, com taxas de crescimento de mais de 4% ao ano para a década de 2012 a 2022, representando, no mesmo período, um incremento médio de mais de 1 milhão de pessoas idosas por ano. E durante o mês conhecido como Setembro Amarelo, campanha internacional de Prevenção ao Suicídio e promoção da valorização da vida, especialistas reforçam a importância do cuidado em saúde mental dessa população.

Na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade estadual de transição hospitalar vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), pelo menos 60% dos pacientes são idosos. De acordo com o geriatra da CCC, Rafael Pinheiro, o isolamento social provocado na pandemia trouxe consequências para a saúde mental dessa população. “O isolamento social junto ao sentimento de solidão fez com que casos de depressão e ansiedade tivessem um aumento entre os idosos. Por isso o acolhimento familiar se torna fundamental para apoiar esse idoso, muito além de um tratamento apenas com medicação”, explica.

A Casa de Cuidados oferece projetos de humanização aos pacientes, incluindo os idosos. Um deles é o “Cine Pipoca” em que, na última quinta-feira de cada mês, a equipe multidisciplinar reúne os pacientes para assistirem a um filme com o intuito de promover interação e diversão, como uma forma de complementar os cuidados terapêuticos.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca