Segurança nas transfusões é tema central do I Workshop da Agência Transfusional do Helv
Na manhã desta sexta-feira (13), a Agência Transfusional do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) promoveu o I Workshop da Agência Transfusional, reunindo colaboradores de diversas áreas com o objetivo de fortalecer o conhecimento técnico e ampliar o diálogo sobre práticas seguras e eficientes na assistência ao paciente.
Durante a abertura, o diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, destacou a importância do trabalho em equipe e do protagonismo dos profissionais. “Nosso papel é muito mais do que dar apoio, é fortalecer. É mostrar que vocês podem realizar um trabalho que seja exemplo, inovador e que traga bons resultados, sempre com o apoio da direção. É muito bom ter esse momento para fortalecer nossas equipes e fazer a diferença. Este é um pontapé inicial para que possamos crescer e avançar. Parabéns pela organização, pelo trabalho e pela coragem de realizar esse primeiro momento”, afirmou.
A programação contou com apresentações de temas fundamentais para a segurança transfusional. A biomédica do Hemoce, Danielle de Freitas Bezerra, abordou as normas de segurança nas transfusões. Já a responsável técnica das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Helv, Débora Medeiros, explanou sobre o Protocolo de Transfusão Maciça (PTM), destacando sua aplicação em situações de urgência.

O evento também foi um espaço de valorização da rotina da Agência Transfusional. O médico hematologista do Helv, Emiliano Dantas, ressaltou a importância de ampliar o conhecimento entre os profissionais. “A ideia é mostrar um pouco do que a gente faz e espalhar esse conhecimento, aproveitando o momento para refletir sobre a distribuição dos recursos, para que possamos atuar com mais equilíbrio e continuidade nos serviços”, comentou o profissional, que falou ainda sobre o fluxo de transfusão cirúrgica ao presentes.
A enfermeira da UTI Anexo 2, Ana Ofélia Portela, reforçou a relevância da capacitação para a prática clínica. “Esse workshop é muito importante para nós que estamos na linha de frente. Ele ajuda a minimizar falhas e intensificar os protocolos, garantindo mais segurança para o paciente. Atualizações como essa são fundamentais para consolidar nosso conhecimento e oferecer um atendimento de qualidade ao nosso cliente.”