• Quem Somos
    • Conselhos
11 de maio de 2023

Saúde em Nossas Mãos: HRC apresenta resultados em visita realizada pelo Hospital do Coração de SP

Valéria Alves

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu, nessa quarta-feira (10), a segunda visita presencial de representantes do Hospital do Coração de São Paulo (Hcor), unidade referência do projeto Saúde em Nossas Mãos.

A iniciativa, que tem duração de dois anos, objetiva reduzir em 30% as principais infecções e os encontros ocorrem para avaliar, presencialmente, os indicadores apresentados. Na ocasião, as avaliadoras visitam o setor onde está sendo desenvolvido o projeto-piloto, vão até os leitos dos pacientes, conversam com os profissionais envolvidos e se reúnem com as lideranças para apresentar os resultados observados.

Na oportunidade, o HRC apresentou os números já conquistados em um ano e meio de envolvimento no projeto. Somente em uma das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) em que foi implantada a iniciativa, a equipe já reduziu 92% nas infecções PAV (pneumonia associada à ventilação mecânica), muito mais do que o proposto para os dois anos.

Outro resultado apresentado foi na IPCSL (infecção primária de corrente sanguínea laboratorial). Por meio dos métodos aplicados a partir de melhorias nos microprocessos realizados na UTI, o HRC já alcançou uma redução de 37%.

Para Suianne Soares, coordenadora de fisioterapia do HRC e organizadora Saúde em Nossas Mãos no hospital, a visita foi muito dinâmica. “Eles ouviram todos os envolvidos, desde a equipe de liderança, até os profissionais que atuam no dia a dia, aplicando, verdadeiramente, essas melhorias, o que para nós foi muito satisfatório. Assim, puderam perceber que todos estão engajados e que os resultados foram conquistados por todos que atuam naquela UTI”, destacou.

Demostênia Rodrigues, diretora-geral do HRC e patrocinadora do projeto na unidade, destacou a satisfação em participar da iniciativa. “Quando fizemos a inscrição para participar, tínhamos certeza de que ele traria muitos benefícios. As infecções em UTIs adultas são, infelizmente, comuns em todos os hospitais e qualquer iniciativa que venha a contribuir para a sua redução deve ser implementada. Os resultados que já foram alcançados aqui, sem dúvida, inspiram outras instituições e renovam nossas forças para continuarmos melhorando ainda mais a nossa assistência”, comentou.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca