• Quem Somos
    • Conselhos
05/08/2025

Palhaçoterapia leva alegria aos pacientes do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci

Radene Fortaleza

Risos e acolhimento marcaram a manhã do último sábado (2), no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Em uma ação especial de Palhaçoterapia, pacientes e colaboradores vivenciaram momentos de descontração nos ambulatórios da unidade, promovidos por palhaços voluntários que levaram alegria e empatia por meio da arte e do bom humor.

A iniciativa partiu de Cleilton Honório, voluntário do Instituto Meraki, que atua como palhaço em ações sociais. A proposta nasceu após a internação de seu tio no Helv, em decorrência da diabetes. Sensibilizado com a atenção prestada pela equipe da unidade, Cleilton decidiu retribuir por meio da ação.

“Assim que meu tio teve alta, conversei com a presidente do Instituto Meraki sobre levar um momento de leveza aos pacientes do Helv. Queria retribuir o carinho com que ele foi tratado”, relata o voluntário, que se apresenta sob o nome artístico de Palhaço Bolinha.

A proposta foi acolhida pelo setor de Psicologia do hospital, em parceria com o Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp), como uma oportunidade de fortalecer o cuidado emocional e ampliar as ações de humanização da assistência.

“Nossa prioridade é que a experiência no Helv seja cada vez mais acolhedora e humanizada, respeitando também a dimensão emocional do cuidado”, afirma Carlota Gaspar, coordenadora do setor de Psicologia do hospital.

A ação teve impacto imediato e positivo entre os pacientes. “Eu estava jogando no celular quando eles chegaram. Foi muito bom, deu pra dar boas risadas. Gostei bastante”, disse o paciente Pedro Ângelo, internado há cinco dias, teve a ação como despedida ao receber alta hospitalar.

Francisca Cleide Soares, outra paciente do hospital, também aprovou o momento. “Eu não estava muito bem, mas quando eles chegaram, consegui sorrir, me senti leve, em paz.”, pontuou que está na unidade há dois dias.

Palhaçoterapia: acolhimento e leveza no cuidado hospitalar

A Palhaçoterapia é uma prática terapêutica complementar que utiliza a arte do palhaço e o humor como ferramentas para promover o bem-estar emocional e tornar a experiência hospitalar mais leve e humanizada.

Segundo Carlota Gaspar, coordenadora do setor de Psicologia do Helv, a técnica tem embasamento psicológico e social, e pode trazer benefícios tanto para pacientes quanto para seus familiares e profissionais de saúde. “A palhaçoterapia, ou terapia do riso, atua como uma prática complementar voltada à promoção do bem-estar emocional e psicossocial. Auxilia na redução do estresse, da ansiedade e de quadros depressivos, além de estimular o sistema imunológico por meio da liberação de endorfina e da redução do cortisol, hormônio associado ao estresse”, explica.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca