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10/06/2024

Paciente surpreende equipe do HRSC com homenagem após internação

José Avelino Neto

Saúde é um direito universal do cidadão garantido pela Constituição Federal. Mas há quem se sente tão bem atendido quando vai a uma unidade do  Serviço Único de Saúde (SUS), que resolve externo esse sentimento de  gratidão, mesmo que seja por algo que lhe é conferido por lei. Foi o que ocorreu com um paciente do  Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), da  Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Quixeramobim. Ela dirigiu uma faixa à equipe do equipamento para  agradecer pelo atendimento  nos dias em que esteve internada.

Zilda Paulino de Oliveira, 83 anos, é natural da Madalena, e foi regulamentada ao HRSC para passar por uma cirurgia no colo do fêmur. Depois de ter recebido alta, convidamos com a família a vontade de agradecer à equipe do hospital pelo atendimento, de uma forma especial. Foi quando tive a ideia de produzir a faixa.

“Não me faltou nada enquanto estive internado. Médico, enfermeiro, pessoal da limpeza, todos foram muito legais comigo, desde o dia em que entrei até o dia em que fui operado”, conta a aposentada. Ela apresentou a ideia com um filho, e então resolveram mandar uma homenagem para a equipe. “Eu passei por uma vitória muito grande, graças a Deus e ao povo do Hospital”, reforça Zilda.

A equipe que estava de plantão no dia em que a faixa foi enviada ao HRSC, no final de maio, não escondeu a surpresa ao receber o presente. O técnico em enfermagem Pablo Vinícius Cavalcante, 24 anos, atendeu Zilda e diz que a surpresa dá um recado à equipe: “É aquele sentimento de gratidão pelo nosso trabalho, de ver que nós estamos fazendo algo de bom para as pessoas, isso é muito gratificante”, diz.

O sentimento expresso pela paciente Zilda Paulino reflete o que mostra os indicadores da Pesquisa de Satisfação do Paciente do HRSC. O último dado, referente ao mês de maio, mostrou que os pacientes internados na Clínica de Traumato Ortopedia, por onde ela passou, ficaram satisfeitos com os serviços e o atendimento. A partir do olhar do usuário, o indicador avalia questões como gentileza e atenção da equipe, qualidade no atendimento e informações claras, entre outras.

O médico e diretor da gestão do cuidado do HRSC, Leonardo Miranda, pontua que a devolutiva dos pacientes é essencial para a manutenção da qualidade do HRSC. “Ter a devolutiva de um paciente e/ou acompanhante, como elogio ou pontos de melhoria, sempre nos motiva a tornar os processos mais fortalecidos e seguros e com toda a qualidade necessária para uma assistência capaz de entregar excelentes resultados, nos mais diversos cenários” , afirma Leonardo.

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