• Quem Somos
    • Conselhos
07/05/2025

O Povo vence prêmio de jornalismo com série de reportagem que destacou unidade de AVC no HRSC

José Avelino Neto

A série de reportagens do jornal O Povo, que mostrou o trabalho realizado pela equipe da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), foi vencedora do Prêmio Boehringer Ingelheim de Jornalismo, iniciativa da empresa farmacêutica que reconhece trabalhos jornalísticos que contribuem para a conscientização sobre o AVC e o Infarto, doenças que representam expressivos números de causas de morte no Brasil.  

Publicado em dois dias em formato de série, o texto produzido ao estilo "Grande Reportagem", destacou o trabalho feito na UAVC em Quixeramobim como a única unidade de saúde do Sertão Central, reconhecida internacionalmente pelos seus métodos de sucesso no tratamento, combate e manejo do AVC. 

Intitulada “AVC: antes, durante e depois”, a série abordou diversos aspectos da doença, desde os fatores de risco até o tratamento e a prevenção. O texto ouviu especialistas, como o médico neurologista e coordenador da UAVC do HRSC, Victor Abreu, que explicou como a ciência traduz a ação do Acidente no paciente. "Os pacientes relatam que sentem como se desligassem algo da tomada. Ele pensa em fazer o movimento, ele sabe que tem que fazer, mas não consegue”.

A reportagem mostrou dados importantes, como a redução do número de mortes por sequelas de AVC na região Central do estado após a abertura do serviço, os métodos inovadores como o uso de videogame na reabilitação de movimento dos pacientes internados, e o exitoso tempo de porta-agulha. 

“A partir do momento em que o telefone do HRSC toca avisando que há um paciente com AVC chegando, todo o setor fica em alerta. Da chegada do paciente até o momento em que recebe a medicação para diminuir os efeitos do AVC são em média 20 minutos. A média mundial recomendada é de menos de 60 minutos. Esse tempo, chamado de porta-agulha, é um dos indicadores que faz o HRSC se destacar”, diz a reportagem. 

Três veículos de cada categoria foram premiados. No quesito jornal impresso, além do cearense O Povo foram vencedores o Jornal do Comércio, que circula em Porto Alegre, e o carioca O Dia.

Para ler os textos da reportagem, é só clicar aqui

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca