ISGH reforça importância da proteção e segurança em Campanha de Higienização das Mãos
Orientar para os cuidados com a higiene das mãos e preservar a saúde de pacientes e colaboradores, é o foco da edição 2023 da campanha institucional de higiene das mãos, promovida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), entre os hospitais e UPAs geridos pela instituição. Com o tema "Higienização das mãos: um simples gesto, uma grande atitude", a campanha propõe uma reflexão sobre os efeitos positivos que um ato tão comum ao nosso dia a dia, é capaz de gerar.
Comemorada periodicamente no dia 5 de maio por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a data é trabalhada de forma estratégica entre as unidades geridas pelo ISGH, com uma programação diversificada. "No Instituto a gente faz questão de passar o ano treinando as equipes sobre a eficácia da segurança das mãos, para que ele não esqueça dessa medida.", explica a gerente do núcleo de gestão do cuidado do ISGH, Selma Furtado.
A adesão das equipes nas ações é positiva, conforme avaliação Selma, mas depois da pandemia o gesto de higienizar as mãos ganhou mais força e se tornou um dos principais meios de combate ao vírus. "Um paciente que chega numa unidade, ele não quer ter outro problema com uma infecção, então para que o colaborador entenda esse cuidado, nós temos uma ação que é muito bem pactuada e instruída, e que depois da pandemia ficou ainda mais em evidência" , pontua Selma.

Foi da técnica de enfermagem Carmelita dos Santos Silva, colaboradora do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), gerida pelo ISGH e aberta pelo Governo do Estado no auge da pandemia, que partiu a frase escolhida para batizar a campanha deste ano. Para o gerente, evitar uma infecção é mais do que um gesto protocolar: "é uma grande atitude para evitar desfechos ainda mais letais".
Programação nas unidades
A campanha é trabalhada de forma institucional entre as unidades, que possuem a liberdade de se inscrever como iniciativas. No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), além de ações de abordagem com orientações nos setores, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) montou uma gincana que está envolvendo as equipes.

O Hospital também deve apresentar os dados recentes dos relatórios que o mantêm em posição de destaque quando o assunto é prevenção por meio da higiene correta das mãos. “O instinto é tornar o tema cada dia mais presente na cultura do nosso hospital. ,57% em março. Acompanhando a redução das IRAS no mesmo período", explica a coordenadora da SCIH do HRSC, Ana Amélia Leitão.
No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, na Messejana, em Fortaleza, a programação, através do SCIH, teve início na terça-feira (2), com a apresentação da campanha de Higienização das Mãos aos gestores. Nos dias 4 e 5 serão realizadas dinâmicas, jogos pedagógicos e distribuição de brindes nas salas da Videoconferência e na sala de reunião do AVC. Em paralelo, a unidade promove um Torneio de Higienização das Mãos, onde foi escolhida, por meio de votação, uma paródia que será usada durante a campanha. A UTI Adulto foi a unidade vencedora do concurso.

No Hospital Estadual Leonardo Da Vinci, durante uma semana, a equipe do SCIH deve percorrer os setores assistenciais da unidade para apresentar uma Campanha de Higienização das Mãos de 2023, mostrando aos colaboradores os cinco momentos importantes para a higiene das mãos.