• Quem Somos
    • Conselhos
14/11/2025

ISGH realiza edição 2025 do QualiSummit e debate modelos de sustentabilidade na gestão em saúde

José Avelino Neto

Reunindo autoridades na gestão em saúde, pesquisadores, palestrantes nacionais, profissionais e estudantes, o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) realizou nesta quinta-feira (13) a edição 2025 do QualiSummit. O evento chega ao terceiro ano em parceria com a Escola de Saúde e Gestão (ESG), e se consolida como espaço de destaque e incentivo para a pesquisa e produção científica nas unidades geridas pelo ISGH.

Alinhada com as perspectivas da atualidade, o tema principal desta edição foi “Sustentabilidade em Ação: Liderança, Inovação e Gestão com Propósito”. Gratuito e realizado de forma híbrida na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o evento teve a participação de seis palestrantes e recebeu cerca de 170 trabalhos, entre artigos e resumos.

Apresentado pela diretora de qualidade e segurança do ISGH, Camila Peixoto, e pelo diretor da ESG, Dr. Roger Valim, o evento reconheceu os trabalhos vencedores e contou com a presença de autoridades do Instituto. Na abertura, a diretora presidente do ISGH, Dra. Virgínia Silveira, destacou que o encontro reforça a essência que orienta a atuação do ISGH desde sua criação.

Diretora presidente do ISGH, Dra. Virgínia Silveira, durante abertura do QualiSummit 2025

“Estamos realizando a terceira edição do QualiSummit com foco em sustentabilidade, um valor central para o ISGH e conectado à realidade atual do mundo”. Segundo Virgínia, a participação de profissionais de dentro e fora do Ceará entre os palestrantes, amplia o alcance da troca de experiências. “É muito significativo reunir instituições que desejam construir essa rede e, ao mesmo tempo, mostrar ao público externo a amplitude do que fazemos.”

Rivanio Paulino, diretor de gestão estratégica e financeira do ISGH, avalia que o QualiSummit reafirma a identidade do Instituto. “Este evento chega a terceira edição com crescimento expressivo, e reforça a importância da qualidade na trajetória do ISGH. Ele nasce da nossa premissa de excelência e mostra, para dentro e para fora, o trabalho que realizamos”, diz.

Ganhadores artigo científico e resumoDe acordo com os organizadores, quase 170 trabalhos foram inscritos na edição deste ano. Os 20 melhores resumos selecionados foram apresentados pelos autores durante o evento na sede da Fiec. Os três melhores artigos foram apresentados ao público pelos autores no palco. 

20 resumos foram escolhidos e apresentados pelos colaboradores durante o evento

O título vencedor escolhido pelos avaliadores foi o do engenheiro civil do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), Kaio Brenno, que tratou sobre “Gestão energética hospitalar: ações de eficiência e otimização do consumo elétrico no HRSC”. “Esse resultado representa o esforço conjunto da equipe de manutenção do HRSC e o apoio constante da direção e do ISGH. Nosso objetivo sempre foi utilizar a engenharia e a gestão de forma responsável, buscando eficiência energética sem comprometer a assistência”, disse o autor.

Fernanda Severo, gerente do Núcleo Administrativo Financeiro (NAF) do HRSC, sob o qual está o setor de manutenção e patrimônio que Kaio coordena, destaca que a premiação do trabalho feito pelo profissional da equipe se traduz em um misto de emoção e reconhecimento. "Um trabalho academicamente muito bem escrito, que transcreve o zelo, o empenho e a dedicação de uma gestão baseada em resultados e eficiência", pontua.

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) teve participação de destaque com o painel “Sustentabilidade, Eficiência e Satisfação: Análise Integrada dos Indicadores Estratégicos em um Hospital Público do Ceará”, apresentado pelo gerente de qualidade e segurança, Jonisvaldo Albuquerque, em parceria com a diretora administrativa, Rafaela Neres, a gerente administrativa, Larissa Duarte, a coordenadora do Serviço Social, Danielle Brito, e o diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira.

O trabalho foi reconhecido e premiado com o 1º lugar, consolidando o Helv como referência em práticas administrativas sustentáveis no setor estatal. “Nosso objetivo foi demonstrar como a integração entre sustentabilidade, gestão eficiente e foco na satisfação dos usuários pode gerar resultados consistentes e duradouros para o sistema de saúde", destacou Albuquerque.

Para Emídio Teixeira, “o evento reforça o papel da inovação, da liderança colaborativa e da responsabilidade social na construção de uma saúde pública mais sustentável, humanizada e de qualidade”. 

Evento se consolida como momento de incentivo à pesquisa e produção científica nas unidades geridas pelo ISGH

Prêmio Simpósio SepseO evento também reconheceu e premiou os hospitais vencedores da terceira edição do Simpósio Sepse, que teve como tema central este ano “Sepse: Governança Clínica na Prática” e que reconheceu as unidades que melhor se desempenharam em três diferentes dimensões. 

No quesito Educação e Treinamento, o Hospital Regional Norte (HRN) foi o vencedor, enquanto o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, recebendo menção honrosa.

O HRN também ostentou o primeiro lugar na dimensão Resultados Assistenciais & Cultura de Segurança, enquanto o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) ficou em segundo lugar e o Hospital Regional do Cariri (HRC) em terceiro, também reconhecidos com uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido.

Além de premiar os vencedores, o evento certificou com mensão honrosa os demais participantes

O HRSC foi o vencedor na dimensão Trabalhos Científicos e terá apoio do ISGH para a publicação de seus resultados em uma revista científica. 

Os artigos e resumos que não foram selecionados para apresentação no evento, serão reconhecidos através de publicação em anais do QualiSummit 2025. Você pode conferir a lista de artigos clicando aqui, e a lista de resumos clicando aqui

← Voltar

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca