ISGH prepara programação para divulgar o Dia Mundial da Sepse
Pense, pode ser sepse? Essa frase, utilizada em algumas campanhas, é muitas vezes ouvida nos corredores dos hospitais. No mês de setembro essa temática ganha ainda mais força com o Dia Mundial da Sepse, celebrado no dia 13 de setembro, mas reforçado durante todo o mês. Neste ano, a campanha mundial vem com o tema: "Antibióticos: muito além da primeira hora". Diante da importância em se discutir o assunto, o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), através da Direção de Gestão do Cuidado e Ensino (DGCE), promove uma programação especial.
A abertura da programação ocorrerá no dia 14 de setembro com uma Live com o tema mundial da campanha deste ano. A convidada principal será a médica intensivista Flávia Machado, coordenadora do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS). A Live será transmitida via Youtube da Escola de Saúde e Gestão, eixo educacional do ISGH, a partir das 17h, acesse aqui.

I Simpósio Sepse ISGH
Já no dia 28 de setembro, a partir das 15h, ocorre o 'I Simpósio Sepse ISGH: uma abordagem interdisciplinar'. O evento terá uma série de convidados e irá ocorrer via plataforma Zoom para colaboradores. Entre os palestrantes, o médico emergencista Dr. Tarcylio Esdras, o médico intensivista do ILAS Luciano Azevedo, o médico emergencista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) Júlio Alencar, o médico infectologista Bráulio Matias, entre outros representantes das unidades.
> Fique atento aos canais internos de divulgação, em breve será divulgado o link para as inscrições.
Para a Dra. Virgínia Silveira, diretora de Gestão e Cuidado do ISGH, o momento é de extrema importância para divulgar a sepse no Instituto, chegando ao entendimento em todos os níveis. "A sepse é uma das principais causas de morte hospitalar. O Brasil tem uma das maiores taxas de letalidade por sepse do mundo. A importância da campanha e do fortalecimento multiprofissional, tanto para o conhecimento da patologia, quanto para o diagnóstico precoce e tratamento adequado é fundamental. O ISGH trabalha com segurança e qualidade assistencial e reforça esse fortalecimento do conhecimento de seus profissionais", pontua.
Durante o decorrer do mês de setembro, as unidades também estão preparando atividades para a divulgação do tema na área assistencial, com foco na sepse ou infecção generalizada, como é popularmente conhecida. Confira:
HGWA
No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade acompanhada pelo Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), a programação acontece na semana do dia 11 ao dia 15. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) prepara uma Blitz de divulgação sobre o tema nas clínicas, além de um banner que será fixado na entrada da unidade com as imagens de alguns colaboradores que atuam no protocolo. Um certificado também será entregue nas unidades assistenciais que mais abriram protocolos durante o ano.
HRN
No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, haverá uma gamificação para os colaboradores no dia 14 de setembro antes da live da programação central. O momento ocorrerá no auditório central da unidade. O objetivo é utilizar uma atividade lúdica para conscientizar os colaboradores acerca da importância do protocolo Sepse. “É um protocolo prioritário e estratégico e o que mais leva a óbito dentro da unidade. É a nossa maior causa de mortalidade. Buscamos constantemente ações continuadas para que os marcadores do protocolo estejam sendo observados de forma assertiva”, explica a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HRN, Diana Karla Muniz.
HRVJ
No Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, a programação a ser seguida será a do ISGH, entretanto, no mês de outubro haverá treinamentos in loco com as equipes assistenciais, ofertado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Destaca-se que o Protocolo Sepse, no HRVJ, é preenchido on-line, não mais em folha, onde os comandos geram indicadores e otimizam o processo, pois o próprio sistema indica os próximos passos a serem seguidos pelo profissional. Algo inédito nas unidades e que traz mais segurança e rapidez ao processo.
HRSC
No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) que fica em Quixeramobim, o tema será reforçado através do projeto Sentinela Sepse, lançado nesta terça-feira (5). A equipe de profissionais de enfermagem foi formada a partir da escolha de quatro nomes de cada setor. Identificados por um crachá que os diferencia dos demais colaboradores, os sentinelas terão o papel de ser mais vigilantes e reforçar a abertura de protocolos. "Nossa ideia é intensificar o marcador dos protocolos, treinando a equipe para sinalizar a abertura e também fazer a reavaliação", explica Ana Amélia Leitão, coordenadora da SCIH. O projeto é desenvolvido em parceria com o Comitê Sepse, coordenação de enfermagem e centro de estudos.
HRC
Em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional do Cariri (HRC) também seguirá a programação do ISGH. Ao longo de todo o mês de setembro, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) tem realizado treinamentos de prática de higienização das mãos, além da paramentação e desparamentação seguras, com o uso correto de Equipamento de proteção individual (EPIS) com intuito de mitigar infecções e fortalecer adoção de um ambiente seguro.