ISGH marca presença no VI Congresso Nacional de Inovação em Saúde (CONAIS)
O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) marcou presença no VI Congresso Nacional de Inovação em Saúde (CONAIS), realizado na semana passada na Universidade Estadual do Ceará (UECE). O evento reuniu pesquisadores, gestores, profissionais da saúde e estudantes para debater avanços e propor soluções inovadoras voltadas ao fortalecimento do sistema público de saúde.

Durante o congresso, o ISGH e unidades geridas apresentaram, no total, 14 trabalhos científicos, que destacaram experiências inovadoras em diferentes áreas da gestão e da assistência. Entre os temas abordados estiveram:
- Implantação da Telerradiologia como Estratégia de Gestão Hospitalar;
- Integração e Melhoria da Gestão do Processo de Enfermagem por meio do Huddle: relato de experiência em um hospital universitário do Ceará;
- Informatização do Sistema de Classificação de Risco no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar;
- Engajamento e Educação: experiências transformadoras no combate à sepse;
- Gerenciamento Corporativo das Ações de Educação Permanente
- Perfil de Internação e Avaliação dos Usuários nos Serviços Prestados pela Casa de Cuidados do Ceará;
- Satisfação dos Usuários na Avaliação dos Serviços dos Hospitais Geridos por uma Organização Social de Saúde no Município de Fortaleza;
- O Protagonismo do Comitê de Ética em Pesquisa nas Inovações em Saúde: revisão integrativa;
- Construção de um Modelo de Relatoria como Facilitador do Processo de Apreciação Ética;
- Atendimento ao Público com Concentração em Instituições de Saúde Geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar ;
- PROISQ+: Inclusão, Qualificação e Diversidade como Estratégia de Desenvolvimento Social;
- Jeito de Cuidar ISGH: cultura do cuidado e bem-estar integral;
- Projeto Saberes: e se o conhecimento circulasse onde o cuidado acontece Gestão por Indicadores de uma Operação Logística Centralizada de Abastecimento de Medicamento e Material Médico-Hospitalar para Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento.
Manuela Machado é professora da UECE e foi uma das avaliadoras que esteve no evento. “O CONAIS está em sua sexta edição, e tive a grata surpresa de participar como avaliadora dos trabalhos apresentados na modalidade oral. Foi muito gratificante, enquanto docente, perceber a qualidade metodológica e os resultados expressivos dos estudos desenvolvidos nos serviços de saúde que hoje atendem à população cearense. No caso do ISGH, foi especialmente relevante ver o instituto trazendo e compartilhando, em um ambiente científico e acadêmico, resultados relacionados à satisfação dos usuários e à forma como os serviços são ofertados. Além de representar uma prestação de contas oportuna à sociedade, essa troca também contribui cientificamente ao disponibilizar dados que podem servir de referência para outras iniciativas. Foi uma experiência extremamente prazerosa e enriquecedora para todos os que participaram dessa oportunidade”, conta a docente.
Para Graziela Monte, coordenadora do Programa Jeito de Cuidar do ISGH, participar do evento foi uma oportunidade valiosa de compartilhar as ações do instituto voltadas para o fortalecimento da cultura do cuidado interno. “Participar do CONAIS foi uma experiência incrível e muito enriquecedora. Poder compartilhar o Programa Jeito de Cuidar do ISGH, e tudo o que estamos construindo para promover o bem-estar integral e fortalecer a cultura do cuidado com quem cuida, foi motivo de grande orgulho. Foi gratificante mostrar como o cuidado com os colaboradores tem se tornado um diferencial na promoção da saúde, da segurança e da qualidade de vida no ambiente de trabalho”, destacou Graziela.

A participação do ISGH no CONAIS reforça o compromisso do instituto com a pesquisa, a inovação e a sustentabilidade na gestão da saúde pública, além de demonstrar a relevância de sua atuação no compartilhamento de práticas e resultados que impactam positivamente o cuidado com o paciente e a eficiência dos serviços.