ISGH é premiado em em congresso internacional de Saúde
O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) conquistou mais uma vez o reconhecimento por sua excelência no campo da saúde. A Atenção Primária à Saúde (APS) do ISGH ganhou o primeiro lugar no Eixo Temático Avaliação e Qualidade do Cuidado do Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde (Qualihosp 2023), promovido pelo FGVsaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP, realizado em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de setembro.
Os trabalhos premiados foram “Implantação do Fluxograma de comunicação de reservas e agendamentos para o ambulatório de especialidades do município de Fortaleza” e “Regulação ambulatorial no município de Fortaleza: desafios para a diminuição do absenteísmo”. A gerente administrativa da Atenção Primária à Saúde, Larissa Cruz, autora dos trabalhos ao lado de Meirelene Xerez Cardoso Rios, Kamila Rejane Prist Gadelha Baltazar, Antonia Neyva Rosa, Ana Kelle Almeida da Costa, afirma que o sentimento é de gratidão.
“A sensação é de que estamos no caminho certo. Antes de ser curado o paciente precisa ser cuidado e é isso que a APS faz de melhor. O fluxograma apresentado dá acesso a quem espera por uma vaga, uma espera que, muitas vezes, pode ser tão angustiante”, diz.
Larissa Cruz acredita que o trabalho apresentado pode motivar outras pessoas a realizarem pesquisas a partir da inquietação com os problemas reais, considerando a visão do paciente. “Eles são nossos principais stakeholders”, afirma a gerente.
Mais destaques

Já o trabalho “Aprimoramento da qualificação de fornecedores de uma Organização Social de Saúde (OSS)” ficou entre os cinco melhores trabalhos no eixo gestão em saúde. Jefferson Ferreira, Analista de Compras 2, autor do trabalho ao lado de Antônia Elma Araújo Gomes e Elisfabio Brito Duarte, explica que a pesquisa buscou verificar o processo de qualificação de fornecedores de uma OSS, para que os problemas pudessem ser resolvidos de uma forma mais célere.
“Trabalhamos com a implantação da aplicação do feedback por meio do relatório de não conformidade ao fornecedor e no final de cada trimestre a aplicação de um feedback formal por e-mail institucional. Com esse relatório, conseguimos implementar ações de melhoria à medida em que as divergências aconteciam.”, explica Ferreira.
Rede ISGH

O ISGH teve trinta e um trabalhos aprovados para o QualiHosp, nos quatro eixos temáticos do evento: gestão em saúde, avaliação e qualidade do cuidado, segurança do paciente, desfecho clínico e experiência do paciente. Dos aprovados, vinte eram do Helv, dois da sede ISGH, cinco do HRVJ, um do HRN e três da APS. Desses trinta e um trabalhos aprovados, vinte e um foram apresentados. Três deles foram escolhidos para apresentação coordenada e dezoito foram apresentados no formato de banner eletrônico.
A gerente de ensino e pesquisa do ISGH, Fernanda Gadelha, relata a importância do Instituto em participar de um evento dessa magnitude. "Nesse evento encontramos players importantes da saúde no Brasil e nomes internacionais, também, representando instituições como a OMS, Ministério da Saúde, Conasems, entre outras. É uma oportunidade de muitas trocas de experiências entre as unidades e também é uma forma de levar, para o eixo sul/sudeste, o trabalho relevante que é desenvolvido no Nordeste do país”, afirma
Gadelha explica ainda que a Pesquisa Científica é parte do mapa estratégico do ISGH 2019-2023. “Isso demonstra o quanto os diretores acreditam que a pesquisa é importante e impactante para as unidades proporcionarem o melhor cuidado aos pacientes. A partir disso, a gente vem desenvolvendo materiais, colaborando, e assessorando fortemente as unidades na construção dos trabalhos. Precisamos avançar muito, já que não é fácil tirar as pessoas das suas rotinas assistenciais para produzir. E esse tem sido o nosso maior desafio. Mas sem dúvida, temos experiências excelentes que precisam ser divulgadas para o mundo”, avalia a gestora.