ISGH e ESG lançam programa que investe nas pessoas para transformar o futuro da saúde
Liderança com propósito, desenvolvimento com impacto. Foi com esse espírito que a Escola de Saúde e Gestão (ESG), braço educacional do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), lançou na última segunda-feira (28) o Programa de Desenvolvimento de Competências Estratégicas (PDCE), uma jornada de transformação pessoal e organizacional que tem as pessoas como ponto de partida e de chegada.
Durante o encontro de lançamento, foram apresentados os três projetos que compõem o programa, Projeto de Desenvolvimento Estratégico, Projeto de Desenvolvimento Individual e Projeto Ponto.ORG.
A proposta é desenvolver competências estratégicas em múltiplos níveis, de forma sinérgica, favorecendo a inovação, a cultura de excelência e o fortalecimento da liderança no Instituto.
Com duração total de dois anos, o PDCE será realizado em ciclos de seis meses, permitindo que a cada etapa novos diretores e líderes sejam inseridos na jornada de desenvolvimento e mentoria. Para a diretora-presidente do ISGH, Virgínia Silveira, o programa representa um passo fundamental para superar os desafios que a gestão em saúde impõe diariamente.
“Hoje, a gente precisa cada vez mais fortalecer o passo a passo do desenvolvimento das lideranças, das competências, e pensar em inovação e estrutura que nos ajude a entregar os desafios que nos são postos todos os dias”, pontuou.

Segundo o diretor-executivo da ESG, Roger Valim, a iniciativa surge em resposta ao aumento da complexidade e da velocidade das mudanças nas instituições e à necessidade de rever a forma de atuação pessoal e organizacional.
"O programa contempla não apenas o desempenho dos tempos estratégicos, mas também o desenvolvimento de competências coletivas transversais e o aprimoramento do trabalho individual. Assim, os projetos são articulados de forma integrada, promovendo uma proposta robusta de desenvolvimento organizacional, na qual as pessoas são convidadas a revisitar suas competências, compensar seus processos de trabalho e refletir sobre a forma como vivenciam e constroem a organização", explica.
A coordenadora pedagógica da ESG, Diana Morais, reforçou o papel da educação como agente de transformação institucional:
"Quando desenvolvemos lideranças, impactamos diretamente toda a equipe. É um privilégio colaborar com esse processo, principalmente na saúde, onde nosso trabalho reverbera na vida de muitas pessoas e transforma a sociedade."

As três unidades selecionadas foram apresentadas, entre elas está o Hospital Leonardo da Vinci (Helv). Para o diretor-geral da unidade, Emídio Teixeira, fazer parte desta primeira rodada do programa é motivo de orgulho e motivação:
"Primeiro, é uma alegria, um orgulho muito grande fazer parte de uma instituição que tem um foco na pessoa. É um olhar do Instituto, não só para aquilo que eu possa entregar como resultado, como entrega, como uma prestação de contas, mas é saber que o Instituto olha para mim como uma pessoa, uma pessoa que precisa ser cada vez mais desenvolvida para, realizar as suas competências, o seu autodesenvolvimento, dar o melhor dentro do que é o nosso propósito, de promover a saúde para o bem-estar da sociedade", destaca.
Entenda o PDCE: um programa, três caminhos, um mesmo propósito
O Programa nasceu com o objetivo de transformar lideranças e equipes em agentes de mudança para uma cultura de excelência, inovação e resultados sustentáveis.
Em um cenário de desafio, especialmente no terceiro setor, onde o propósito de servir, caminha junto à eficiência e sustentabilidade, o PDCE se consolida como uma ação estratégica para a intervenção o desenvolvimento contínuo e a capacitação de gestores em diferentes níveis de atuação.

A iniciativa é composta por três projetos interligados:
🔹 Projeto de Desenvolvimento Estratégico: Capacita equipes e lideranças para atuarem com foco em resultados, colaboração e visão sistêmica, estimulando uma gestão mais integrada e estratégica.
🔹 Projeto de Desenvolvimento Individual: Voltado para a alta liderança, oferece mentorias personalizadas que promovem o autoconhecimento e o aprimoramento das competências essenciais para os desafios da gestão em saúde.
🔹 Projeto Ponto.ORG: Focado na meso liderança, competências comportamentais e técnicas, promovendo uma cultura de cuidado, diálogo e valorização da multidisciplinaridade.
Juntos, esses projetos formam uma jornada de transformação que vai muito além do desenvolvimento técnico, impacta diretamente na forma como o ISGH cuida de pessoas, forma seus líderes e entrega valor à sociedade.
“A chegada do Programa traz diversas oportunidades para a nossa organização, porque acreditamos que teremos muitos resultados com alto impacto social”, enfatiza Virgínia.
