• Quem Somos
    • Conselhos

Internada na UTI do HRN, adolescente ganha sessão de fotos de 15 anos

Teresa Fernandes

O sorriso de empolgação, a maquiagem e o cabelo bem alinhados, as caras e bocas durante os cliques do fotógrafo. Tudo denotava uma sessão de fotos comuns a uma adolescente de 15 anos que desejava eternizar essa data tão especial. A diferença é que Francisca Rakelly Marques está há pouco mais de um mês internada no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral. Após uma pneumonia grave, ela passou pelo centro cirúrgico, pelas clínicas e atualmente se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Rakelly Marques diz ter ficado emocionada com as fotos (Foto: Tasso Silva)

“Eu gostei de tudinho”, diz Rakelly empolgada. Tímida, ela nunca tinha feito uma sessão de fotos, exceto alguns cliques em eventos na escola onde estuda em Cariré, a 40 km de Sobral. “Acho que eu não gosto muito de fotos, só ‘selfie’. Mas dessa vez eu gostei de tudo, desde a hora de me arrumar. Queria muito sair do leito”, destaca. O pai da adolescente, o agricultor Francisco William Ferreira Marques, 35, garante que a iniciativa fez muito bem para a filha. “Desde cedo ela estava muito animada. A minha família não tinha condições de fazer essas fotos não”, explica.

A ideia da sessão partiu da equipe que acompanha a jovem na UTI com o objetivo de animá-la. A equipe de profissionais de saúde monitorou de perto o momento e tudo foi pensado de modo a preservar a saúde da jovem. A enfermeira Hiasmin Rodrigues conta que a maquiagem e o cabelo foram feitos pelos próprios colaboradores da equipe. “Percebemos que ela estava chorosa pelo próprio ambiente hospitalar e quisemos proporcionar algo fora da rotina dela, depois de quase 50 dias internada”, ressalta. “Melhorou a autoestima dela”, completa a técnica de enfermagem Mirie Nayane Sousa.

Algumas fotos foram realizadas nas áreas internas do HRN (Foto: Teresa Fernandes)

Por trás das câmeras, o técnico de enfermagem do HRN Edmo da Silva, conhecido como Tasso Silva, misturava a alegria à emoção. “Eu me sinto um privilegiado e realmente estou emocionado por estar ajudando a proporcionar esse momento de alegria para ela. Isso não tem preço”, disse.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca