• Quem Somos
    • Conselhos
19/05/2023

I Encontro de Hemodinâmica do HRVJ reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da área

Joelton Barboza

Em comemoração ao primeiro ano do setor de Hemodinâmica do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), ocorreu na última terça-feira, 16, o I Encontro de Hemodinâmica Intervencionista da unidade. Com um público de profissionais da área da saúde e estudantes, o evento contou com várias palestras e mesa redonda acerca do tema.

O encontro foi iniciado com palestra sobre a importância da cardiologia intervencionsita para o interior do estado do Ceará, ministrada pelo médico hemodinamicista Ricardo Silveira. Em seguida houve palestra sobre indicadores de qualidade do serviço de hemodinâmica, com a enfermeira Thais Guerra. Ocorreu ainda palestra sobre laboratório de hemodinâmica com o enfermeiro e professor Rodrigo Dantas, seguida de palestra sobre cardiologia intervencionista, com o médico hemodinamicista Celso Lopes.

O diretor geral, Bergson de Brito Moura, parabenizou os organizadores, bem como, elencou a necessidade de prosseguimento de eventos iguais que deem notoriedade aos serviços de excelência prestados e, ainda, que possibilitem as trocas de experiências entre os atores envolvidos diariamente na prática da ação. 

Palestras da tarde

À tarde ocorreram as apresentações com a farmacêutica Êmile Mesquita e a enfermeira Aline Justino discorrendo sobre Gestão de órteses, próteses e materiais especiais na hemodinâmica. Posteriormente a enfermeira Luma Campos falou sobre complicações vasculares. O evento foi finalizado com uma roda de conversa multiprofissional sobre pós intervenção.

A coordenadora da hemodinâmica e idealizadora do evento, Thais Guerra, disse que a ocasião representa um marco histórico na cardiologia intervencionista no Ceará. “São mais de 1.300 procedimentos realizados em um ano, os quais oportunizaram os pacientes terem atendimento especializado e de qualidade mais próximos as suas residências. A diminuição do êxodo da população interiorana para um atendimento até então exclusivo na capital demonstra a capilaridade dos serviços de alta densidade tecnológica evidenciado pelas potencialidades dos hospitais regionais”, explica.

A estudante de enfermagem, Francilea Moreira , esteve presente e pondera que o encontro foi um momento de grande aprendizado e despertou interesses em aprofundar mais as buscas por conhecimentos que englobam a hemodinâmica. “A equipe que faz parte desse processo mostrou-se bem preparada”, lembra.

Descentralização dos eventos científicos 

A coordenadora do centro de estudos, Ticyanne Pereira, destaca que um evento como esse tem uma importância muito grande porque descentraliza o que geralmente acontece nos grandes centros e em locais mais desenvolvidos. “Trazer isso para o interior do estado é pulverizar e disseminar conhecimento, fazendo assim com que as pessoas do interior do Estado conheçam o trabalho que está sendo feito. Além disso, serve para mostrar publicizar à população e a comunidade científica o que está sendo feito”, afirma.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca