• Quem Somos
    • Conselhos
15/03/3024

Humanização: adolescente internada na UTI do HRVJ ganha sessão de cinema

Joelton Barboza

Os profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) organizaram uma sessão de cinema para a paciente Maria Nitieska, 13, que sofreu um trauma em decorrência de um acidente e está internada há um mês na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Limoeiro do Norte. “Foi muito bom o momento. Eu gostei bastante e fiquei até mais feliz após a exibição”, afirma a jovem.

A tia da menina, Carina da Silva, que também a acompanha, confirma a mudança de humor da sobrinha, que antes estava ansiosa e agitada. “Eu vi a melhora dela, pois a minha filha a visitou [na UTI] e disse que ela se encontrava com ansiedade, triste e chorosa. Após isso, quando eu cheguei, ela já estava alegre pois haviam colocado o filme. Ela está muito feliz e eu acho que o psicológico dela melhorou, devido estar muito dias no hospital”, diz.

A iniciativa faz parte das ações práticas vistas como importantes para a melhoria e evolução dos pacientes, que acontecem frequentemente por meio da escuta atenta e o cuidado humanizado da equipe multidisciplinar. O momento foi realizado no último dia nove e esta semana Nitieska foi transferida para a clínica cirúrgica.

O filme foi projetado na UTI da unidade

“A proposta foi idealizada em conjunto pela equipe multiprofissional, centralizada na assistência humanizada que se preocupa, antes de tudo, com o bem-estar emocional dos pacientes, trazendo uma noite de cinema para a jovem”, explica a coordenadora de enfermagem interina do setor, Andresa Rodrigues.

A equipe de plantão, que deu todo o suporte, foi composta pelo médico coordenador do setor e idealizador da ação, Ivan Benício, além da enfermeira Érica Gondim, da fisioterapeuta Sintya Maria Maia, e dos técnicos de enfermagem Maria Erinalva Malveira, Francisca Aurilene Brito, Ana Lícya da Silva, Rafael Lira e Mikelry Haisha Nogueira.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca