HRVJ lança carta de direitos e deveres do usuário
Documento possui orientações ao público que busca atendimento na unidade
O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Limoeiro do Norte, lançou na última quarta-feira (18) a carta de direitos e deveres do usuário do HRVJ com orientações ao público que busca atendimento na unidade.
O momento contou com uma programação durante a tarde. No horário do almoço houve no refeitório um momento musical em alusão a publicização da carta. Ocorreu também uma exposição artística, no hall do auditório, com pinturas feitas pelos pacientes da saúde mental.
A cartilha visa promover uma relação mais clara e respeitosa
A Ouvidora do hospital, Edilene Miyasaki, lembra que o lançamento da Cartilha reforça o compromisso da instituição com a transparência e a qualidade no atendimento. “O documento orienta sobre os direitos dos pacientes, como o acesso à informação e ao atendimento humanizado, além das responsabilidades dos usuários. A cartilha visa promover uma relação mais clara e respeitosa entre pacientes, familiares e profissionais de saúde. Essa ação contribui para a humanização e eficiência dos serviços prestados, garantindo um ambiente mais colaborativo e acolhedor”, detalha.
O material é ilustrado com uma identidade visual regional, por meio de cordel, e uma linguagem acessível através de rimas, em que a jangada, o sol e o céu são destaques. O documento foi elaborada pelo Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp) do HRVJ.
A carta proporciona ao cidadão mais conhecimento dos seus direitos e deveres
Para o coordenador do Serviço Social, Felipe Freitas, o momento é de grande relevância para o hospital e mais importante ainda para os usuários do serviço. “A carta torna mais palpável que o cidadão tenha conhecimento aos seus direitos e deveres. Fazendo com que esses entendam de forma mais clara, seus direitos e deveres, e com isso possam reivindicar o que por ventura não esteja conforme o que lhes são assegurados”, disse.