• Quem Somos
    • Conselhos
22/06/2023

HRSC mantém até 2025 certificação Nível Ótimo da agência internacional Acsa

José Avelino Neto

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), manteve a certificação Nível Ótimo da Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (Acsa), conquistada em 2020, A manutenção da certificação vale até o final de 2025. Atualmente, o HRSC é o único hospital público do País acreditado neste nível pela instituição espanhola.

A cada dois anos, há uma visita para manter o reconhecimento. A avaliação deste ano ocorreu no último dia 7 de junho. Um profissional da Agência visitou os setores do HRSC e seguiu os métodos, a rotina de trabalho e iniciativas das diferentes equipes em unidades. O resultado foi oficializado através de uma resolução do Comitê de Certificação da Acsa, nesta quinta-feira (22). O processo avalia a qualidade dos serviços e as práticas adotadas na unidade.

“O Comitê resolve manter a certificação no Nível Ótimo ao Hospital Regional do Sertão Central. Comunicamos-lhe que segundo os prazos participaram no Documento Geral de Certificação de Serviços, a validação da certificação termina no mês de dezembro de 2025”, diz a nota.

Avaliadores visitaram unidades e acompanharam métodos de trabalho para validar a certificação.

conquista

Durante os últimos anos, as equipes do HRSC trabalham de forma permanente, fazendo acompanhamento dos processos do Hospital e revisando as metodologias de trabalho, para garantir que a qualidade do serviço e a certificação sejam mantidas.

O diretor-geral do HRSC, Cristiano Rabelo, explica a importância do reconhecimento para a população. “Isso representa um reconhecimento importante do compromisso do hospital com a qualidade e segurança dos serviços de saúde, mas não deve ser visto como um fim em si mesmo, e sim como um estímulo para a busca constante pela excelência”, diz.

Nayana Rocha, assessora de qualidade do HRSC, pontua que a continuidade do Nível Ótimo acreditado pela Agência, representa a sedimentação dos processos de prestação de cuidados à população, com qualidade e segurança. “Os usuários do SUS da região do Sertão Central e também de todo o Ceará poderão confiar cada vez mais na excelência do serviço do HRSC”, completa Nayana.

Diretores e gestores do HRSC e do ISGH acompanharam a visita, no último dia 7 de junho.

Acreditado desde 2020

O reconhecimento internacional pela qualidade dos serviços oferecidos no HRSC veio em dezembro de 2020. Até então, apenas sete hospitais no mundo tinham o selo Acsa. A visita deste mês faz parte da rotina de acompanhamento dos processos da unidade, para garantir que a unidade se mantenha com o selo Acsa.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca