• Quem Somos
    • Conselhos
09 de agosto de 2021

HRC é um dos seis hospitais do Brasil selecionados para nova fase do projeto Lean

Raquel Oliveira

Projeto Lean nas Emergências está iniciando nova fase, chamada de Transformação Lean, com foco, agora, na melhoria dos processos nas unidades de internação e maior efetividade de centros cirúrgicos. O Hospital Regional do Cariri, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi contemplado na primeira fase do projeto, em julho de 2019. Os bons resultados fizeram com que a unidade fosse convidada a participar desta segunda etapa. Apenas seis hospitais do Brasil foram selecionados pelos consultores do modelo de gestão. No Ceará, além do HRC, foi selecionado o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

O Lean é desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS) para otimizar processos, reduzir internações e lotações em hospitais públicos. O projeto é executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), também da Rede Sesa, participou da etapa inicial da metodologia.

Nesta sexta-feira (6), o HRC foi a unidade escolhida para apresentar os resultados do modelo para 25 hospitais que estão ingressando na primeira fase do projeto. Representantes do Ministério da Saúde também participaram da reunião online.

No dia 30 de julho, uma consultora do Sírio-Libanês esteve na unidade do Cariri para avaliar se a instituição tem todos os critérios para entrar na segunda etapa do programa e coletar os dados para Diagnóstico de Desempenho Operacional (DDO), que baseia a situação atual e permite a comparação da evolução pós-implantação da ferramenta.

“Esse primeiro momento foi uma oportunidade de mostrarmos que estamos dando continuidade à aplicação da metodologia mesmo após o encerramento do monitoramento da primeira fase do projeto Lean, mantendo a busca pela melhoria contínua. Inclusive, no período de pandemia, a instituição conseguiu obter um desempenho maior a partir dos aprendizados conquistados no decorrer do projeto”, destacou Andrezza Saraiva, gerente do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC).

CRONOGRAMA

Após aprovação do perfil da unidade, oito integrantes do Hospital Regional e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), organização social que gere a unidade, foram convidados pelos líderes do Sírio-Libanês a participar, nos dias 02 e 03 de agosto, de Capacitação em Gestão Avançada em Serviços Hospitalares (Gash), realizada em São Paulo.

Ainda neste mês, o HRC receberá visitas dos consultores do Sírio-Libanês. A oportunidade pretende envolver o máximo de profissionais dos mais diversos setores do hospital cearense para obter melhores resultados. Os encontros serão realizados a cada 15 dias por um período de seis meses.

“Nossa responsabilidade só cresce dia após dia, mas também muito nos enobrece. Somos o maior hospital da região Sul do Ceará e temos um grande papel junto à população dos 45 municípios da macrorregião do Cariri. Esse reconhecimento não seria possível se não tivéssemos profissionais engajados e sensíveis a fazer o melhor”, comemora Demostênia Rodrigues, diretora-geral do HRC. “Nossa busca pela melhoria é contínua. Estar neste seleto grupo só mostra o grau de maturidade e de envolvimento da nossa equipe para prestar uma assistência segura e de qualidade à população”.

LEAN

O modelo Lean (“enxuto”, em tradução livre) tem origem na filosofia de manufatura precisa e vem do Japão, com o Sistema Toyota de Produção, após a segunda guerra mundial, e foi adaptado para a área da Saúde.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca