• Quem Somos
    • Conselhos
20.09.2025

Hospital Regional Vale do Jaguaribe informa sobre cuidados com saúde do coração

Joelton Barboza

Maria Zulene Maia passa por consulta ambulatorial no HRVJ

Um pouco aversa a consultas médicas, Maria Zulene Maia precisou da autorização cardiológica para realizar uma cirurgia de vesícula no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH)  , em Limoeiro do Norte. Durante consulta ambulatorial na unidade, foram identificadas algumas inconsistências.

Zulene passará por um cateterismo e outros exames complementares, para só assim saber da real possibilidade de realizar o procedimento cirúrgico. Ela se queixa de aperto forte no peito, suor frio e mal-estar. “Fui deixando de lado e vi que agora é necessário. Talvez não precisasse, caso eu tivesse me cuidado melhor. A alimentação é daquele jeito: [como de] tudo. A gente não cuida da alimentação. Agora tem que cuidar para ver as netinhas crescerem”, ressalta.

A hemodinâmica do HRVJ é referência na região e a única do interior do estado integrada a um hospital público

No mês de setembro, ocorre a campanha anual de conscientização sobre a saúde cardiovascular, que alerta sobre a importância da prevenção e do combate às doenças do coração e dos vasos sanguíneos. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, e a campanha Setembro Vermelho busca informar sobre fatores de risco e promover hábitos de vida saudáveis.

O médico Gustavo Araripe explica que as principais doenças cardiovasculares são infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). As principais causas são hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, colesterol alterado, tabagismo, doença renal crônica, sobrepeso, sedentarismo e fatores genéticos. “A prevenção dessas complicações são prevenir os fatores de risco, bem como manter uma alimentação adequada e a prática regular de atividade física”, destaca.

A hemodinâmica do HRVJ é referência na região e a única do interior do estado integrada a um hospital público. Ela atua na realização de cateterismo eletivo nos pacientes com suspeita de angina, bem como realiza acompanhamento ambulatorial pós-angioplastia ou cirurgia cardíaca. “O acompanhamento ambulatorial pós-angioplastia é importante para ver se o paciente está utilizando a medicação corretamente, e também para avaliação do processo de cicatrização nos primeiros meses de pós-operatório”, explica Gustavo.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca