Hospital Regional Cariri passa a integrar programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde
(Fotos: Naiara Carneiro / Carolina Antunes - Ascom Ministério da Saúde)
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve, na última sexta-feira (5), no Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), para anunciar investimentos voltados à ampliação e qualificação dos serviços de saúde na região. O ministro apresentou ações do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde e do Governo Federal voltada para a redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.

O HRC passou a integrar o programa, ampliando a oferta de atendimentos na área de ortopedia para a população caririense. “Aqui no Ceará, estamos ampliando tudo que a gente puder ampliar para reduzir o tempo de espera para cirurgias e atendimentos. No Hospital Regional do Cariri, vamos aumentar os procedimentos de ortopedia, tanto consultas, quanto exames e cirurgias”, afirmou o ministro.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou a importância dos investimentos. “Nós viemos hoje para o Cariri pra fortalecer aquilo que o governo tem como prioridade, que é levar saúde para mais perto do cidadão. E o ‘Agora Tem Especialistas’ que estamos lançando hoje aqui, com as ofertas de cuidado integral para os pacientes de ortopedia, permite que o paciente seja atendido e faça seus exames, e se for necessário já saia com a cirurgia marcada”, ressaltou.

A paciente Francisca Maria Miranda, 63, do município de Piquet Carneiro, foi a primeira a ter acesso à consulta especializada com o ortopedista no HRC, por meio do programa. “Eu já ia fazer a consulta particular, mas como já fui chamada, aí não precisou. Achei rápido. Foi melhor. Gostei muito”, contou.
Agora Tem Especialistas
O Agora Tem Especialistas é um programa do Ministério da Saúde e do Governo Federal que tem como objetivo diminuir o tempo de espera por atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população a consultas, exames e cirurgias. A iniciativa funciona de forma integrada com estados e municípios, fortalecendo a rede de atenção e permitindo mais agilidade e resolutividade no atendimento aos pacientes.