• Quem Somos
    • Conselhos
21/06/2024

Estudantes de medicina de Quixeramobim visitam o Hospital Regional do Sertão Central pela 1ª vez

José Avelino Neto

A segunda turma de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc) visitou, pela primeira vez, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), local que servirá como campo de práticas universitárias dos alunos. A visita, com 40 participantes, ocorreu na última quarta-feira (18), organizada pelo Centro de Estudos.

Acompanhados dos professores Grazielly Souza e Raimundo Neto, o qual também médico intensivista do HRSC, os estudantes puderam conhecer a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Especiais (UCE), Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Neurocirurgia. A passagem pelos locais foi realizada de forma a garantir a segurança dos pacientes.

A empolgação em conhecer o maior hospital da região, referência de média e alta complexidade, e que presta serviços a cerca de 620 mil habitantes, era visível em cada aluno. Um dos momentos de maior emoção foi o juramento com o jaleco que vão usar nas disciplinas práticas, reforçando o caráter ético dos futuros profissionais.

O professor Raimundo Neto explica que trazer os estudantes para conhecerem as metodologias do HRSC, uma unidade de assistência humanizada internacionalmente reconhecida através da Acreditação Acsa, é fundamental para evocar o caráter humano, recurso essencial aos futuros profissionais.

“O médico que buscamos formar tem que ser rico em valores, caminhar com humanidade. A medicina não é só ciência pura e fria, se na sua formação o estudante esquecer a vida de quem ele está tratando, ele não vai estar cumprindo sua verdadeira missão. Despertar para esses valores é essencial para a formação médica”, explicou.

Alunos participaram de solenidade com homenagens e foram recebidos pela direção do HRSC

Após a visita guiada, os estudantes participaram de uma solenidade com a direção do HRSC. Cristiano Rabelo, diretor-geral da unidade, enfatizou o foco do Hospital no cuidado centrado no paciente e nos esforços em proporcionar uma experiência diferenciada durante a internação.

“O que fazemos aqui não é tratar doenças, mas sim, uma pessoa na sua individualidade. Isso é respeito pelo paciente, é entender que quem está ali é uma pessoa com uma história de vida, que tem uma família e é querida e amada. Esse é o nosso jeito de cuidar, é a essência do nosso hospital”, destacou o diretor-geral.

Natural do Rio de Janeiro, mas há três anos morando no Ceará, Larissa Vieira Corrêa, 23 anos, sempre sonhou com a medicina, mas foi só em Quixeramobim que ela viu o sonho se tornar real. Ela contou, encantada, sobre a experiência de conhecer o HRSC. “Foi uma visita enriquecedora. Podemos conhecer várias partes do hospital. Quero agradecer, em nome de toda a turma, a todo o corpo do hospital que nos recebeu tão bem, foi uma experiência incrível”, disse.

Durante a solenidade, o HRSC lembrou o esforço de famílias para que os estudantes realizassem o sonho de cursar medicina, e homenageou as mães dos alunos através da ouvidora da unidade, Aline Maura, mãe do estudante José Alves Neto, um dos aprovados na segunda turma . “É um sentimento de profunda gratidão por estar vivendo aquilo que um dia eu pedi em oração, é reconhecimento porque como mães, a gente é testemunha do esforço, dedicação e renúncia dos nossos filhos”, afirmou.

Voltar ao topo

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca