Em um ano, unidade de AVC do HRN atende 684 pacientes e reduz mortalidade da doença
O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral, celebrou, neste mês de outubro, um ano de abertura da Unidade de AVC, especializada em atendimento a pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral isquêmico. Neste período, foram admitidos um total de 684 pacientes, dos quais 663 foram beneficiados com a unidade de AVC Agudo e 534 foram internados no AVC Subagudo. Os dados foram apresentados durante o simpósio “Um ano da Unidade de AVC do HRN – Cuidado e Dedicação à População da Região Norte do Ceará”, realizado nesta terça-feira (31).
Outro dado importante foi a redução da taxa de mortalidade da doença. Em 2015, segundo um estudo científico publicado na revista internacional Frontiers in Neurology, 49% dos pacientes vítimas de AVC na Região Norte faleciam. Um ano após a implantação da Unidade de AVC do HRN, em 2023, a taxa de mortalidade deste serviço foi de 6,8%. Além disso, 88% dos pacientes que realizaram a trombólise no HRN, procedimento que utiliza medicação para dissolver um coágulo, melhoraram dos sintomas ou não tiveram seus quadros de saúde agravados.
“A finalidade é sermos um serviço de ponta com um atendimento ágil e integrado com outros setores e serviços para garantir um tratamento eficaz desta doença que está entre as maiores causas de morte no Brasil”, destaca o coordenador médico da Unidade de AVC do HRN, Espártaco Ribeiro.
A titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância da Unidade de AVC para a atenção dos pacientes da macrorregião de Sobral. “Os resultados foram magníficos, com 684 pacientes atendidos e com uma taxa de mortalidade menor do que 7%. Vemos o quanto foi importante a abertura desse serviço neste hospital. Muito satisfatório para o gestor entregar para a população um resultado como esse que mostra um atendimento rápido, efetivo de pacientes com AVC e acima de tudo com redução da mortalidade”, avalia.
O diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, disse que a Unidade de AVC é uma conquista histórica para a população da macrorregião de Sobral. “Vimos ao longo deste primeiro ano os avanços científicos e sociais que resultam em metas alcançadas impressionantes e a mais destacada é a redução drástica da mortalidade por AVC e isso mostra a eficiência, a importância dessa unidade para todos os municípios que fazem parte da macrorregião Norte”, destaca.
A mesa de abertura do evento também contou com a presença da diretora-presidente do ISGH, Virgínia Angélica Lopes Silveira. Ela ressaltou que o AVC está em uma linha de cuidados que deve envolver os vários níveis da assistência desde atenção básica, passando pelos hospitais de pequeno e médio porte até as unidades especializadas, como o HRN. “Nosso papel é prestar a melhor assistência para população”, garante.
O evento recebeu ainda como convidadas a reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Izabelle Mont’Alverne, a coordenadora de enfermagem da Unidade de AVC do HRN, Ana Carolina Mesquita e o neurocirurgião do HRN, Gerardo Cristino Filho. “A unidade de AVC do HRN tem três funções principais: a assistência eficiente e segura para a população, formação profissional e investir em pesquisa para expandir a janela de tratamento da doença”, destaca Gerardo Cristino.
A superintendente da Região de Saúde Norte, Mônica Lima, a secretária municipal de saúde de Sobral, Letícia Reichel dos Santos, o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Rilson Sousa de Andrade, além de outras autoridades estiveram presentes.
Simpósio de AVC
A palestra magna do Simpósio trouxe o tema “AVC em 2023: avanços e perspectivas para o futuro” com a presença virtual da neurologista do Hospital Albert Einstein, Gisele Sampaio, e do neurorradiologista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Francisco José Mont’Alverne. As mesas temáticas trouxeram as abordagens com diversos perfis de pacientes: crianças, jovens adultos e gestantes.
Iniciativa Angels
A Unidade de AVC do HRN foi agraciada com a certificação Angels Awards Platinum Status, significando que durante o primeiro ano de funcionamento da unidade houve uma cobertura maior de atendimentos com qualidade assistencial dos indicadores pré-estipulados. O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de acidente vascular cerebral (AVC).