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07/06/2024

Dia Mundial da Acreditação: Garantia de Qualidade e Segurança na Saúde

Nayana Lyne

Você sabe como a acreditação contribui para a qualidade e segurança na saúde? No dia nove de junho, celebra-se o Dia Mundial da Acreditação, uma data dedicada a conscientizar sobre essa importância. O tema deste ano é "Acreditação: Capacitando o Amanhã e Moldando o Futuro".

Promovida pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF) e pela Cooperativa Internacional de Acreditação de Laboratórios (ILAC), a data destaca como a acreditação assegura que Unidades de Saúde e laboratórios atendam a padrões rigorosos. Isso aumenta a confiança dos pacientes e melhora continuamente os processos internos, resultando em serviços de saúde mais seguros e eficientes.

Para aprofundar a compreensão sobre essa temática, convidamos Moniky Rocha, Analista de Qualidade e Segurança do Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (NGQS) do ISGH. Neste bate-papo, você entenderá os benefícios da acreditação para as unidades de saúde e a importância de manter uma rotina de auditoria interna na promoção de um cuidado de alta qualidade. Além disso, Moniky explicará como esses processos colaboram para que nos aproximemos cada vez mais da nossa Visão Institucional: "ser reconhecido nacionalmente em gestão de saúde de forma sustentável, inovadora e transparente."

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Qual é o objetivo principal do Dia Mundial de Acreditação?

Moniky Rocha: O objetivo principal é aumentar a conscientização sobre a importância da acreditação na garantia da qualidade e segurança dos serviços em diversos setores. Este ano trazendo como tema "Acreditação: Capacitando o Amanhã e Moldando o Futuro", fortalece ainda mais a relevância que o ISGH dá a este processo para a promoção de uma cultura de melhoria contínua, disseminada em todas as unidades geridas por nós.

O que é a acreditação em saúde e qual é a importância de ser uma organização acreditada para os pacientes/colaboradores?

Moniky Rocha:  Na área da saúde, a acreditação é um processo de avaliação externa realizado por organizações especializadas para verificar se uma instituição de saúde atende a determinados padrões de qualidade e segurança estabelecidos. Sendo mais específica, a acreditação em saúde é um processo pelo qual uma organização de saúde, como um hospital, clínica, Unidade de Pronto Atendimento ou laboratório, é avaliada em relação a padrões definidos de qualidade e segurança. Essa avaliação é conduzida por uma entidade independente, que verifica se a instituição atende aos requisitos estabelecidos para garantir a prestação de cuidados de saúde seguros e eficazes.  A importância de uma organização ser acreditada para os pacientes está relacionada à garantia de que eles estão recebendo cuidados de saúde de qualidade, com procedimentos seguros e eficazes. Para os colaboradores, a acreditação significa trabalhar em um ambiente que valoriza a qualidade, segurança e melhoria contínua dos processos, o que pode levar a uma maior satisfação no trabalho e um ambiente mais seguro para exercer suas funções.

Quais hospitais sob a gestão do ISGH tem certificação nacional e internacional?

Moniky Rocha: Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara - Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) - Certificado Nacional.

Hospital Regional do Cariri - Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) - Certificado Nacional.

Hospital Regional Norte - Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) - Certificado Nacional.

Hospital Regional do Sertão Central - Acreditado Nível Ótimo pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA) - Certificado Internacional.

Por que a acreditação em saúde é considerada um processo cíclico?

Moniky Rocha: A acreditação em saúde é considerada um processo cíclico porque envolve a avaliação contínua e a melhoria dos processos ao longo do tempo. Após a obtenção da acreditação, a organização precisa manter e aprimorar constantemente seus padrões de qualidade para garantir que continue atendendo aos requisitos estabelecidos.  Para garantir que a unidade continue atendendo a estes requisitos, a auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um processo que fortalece a execução de ciclos de melhorias nos processos existentes, utilizando os resultados encontrados para a implementação de melhorias.

O ISGH tem a prática de realizar auditorias internas, como esta iniciativa contribui tanto para a acreditação como para o  aprimoramento e a melhoria contínua dos processos nas unidades de saúde?

Moniky Rocha: As auditorias internas do SGQ realizadas pelo NGQS e times de auditores internos das Unidades geridas pelo ISGH contribuem para a acreditação e para a melhoria contínua dos processos nas unidades de saúde, identificando áreas de oportunidade para correção e aprimoramento contínuo. Ao garantir a conformidade com os padrões de qualidade estabelecidos, as auditorias internas do SQG ajudam a preparar a organização para as avaliações externas de acreditação, sempre em busca de ciclos de melhoria nos processos existentes.  A própria formação do time interno da unidade, favorece a promoção de uma cultura institucional voltada para a melhoria contínua, inovação e sustentabilidade.

Como a auditoria interna e o processo de acreditação podem contribuir para oferecer um diferencial competitivo às unidades de saúde?

Moniky Rocha: A auditoria interna do SGQ e o processo de acreditação contribuem para oferecer um diferencial competitivo às unidades de saúde, pois demonstram o compromisso da organização com a qualidade, segurança e melhoria contínua dos serviços. A acreditação pode ser vista como um selo de aprovação que inspira confiança nos pacientes, acompanhantes e colaboradores, além de destacar a instituição no mercado de saúde como uma organização comprometida com a excelência. Por isso,  a mais de 20 anos o ISGH atua no desenvolvimento de  estratégias para oferecer uma gestão de saúde sustentável, inovadora e transparente 

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