• Quem Somos
    • Conselhos
22/03/2023

Destaque no atendimento a turistas em Fortaleza, UPA Praia do Futuro completa 11 anos

Márcia Catunda

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Praia do Futuro, primeiro equipamento estadual do tipo a ser implantado em Fortaleza, completa 11 anos de atividades nesta quarta-feira (22). A estrutura é vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e está sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Um dos objetivos da UPA é ampliar a assistência de urgência e emergência, diminuindo a fila em hospitais. Em mais de uma década, a unidade da Praia do Futuro atendeu cerca de 1.183.000 pacientes.

Por ser a primeira UPA estadual inaugurada na Capital, havia uma grande expectativa com o novo projeto, conforme explica o médico Roger Valim, primeiro diretor do espaço. “Fizemos um trabalho árduo para entregar o melhor aos nossos pacientes, inclusive visitando outras UPAs antes da entrega do projeto final. Com a ampliação do acesso e a preparação da equipe de colaboradores, logo veio o reconhecimento da população pelo trabalho prestado”, afirma.

Em 11 anos, a UPA Praia do Futuro soma muitas conquistas. Uma delas foi a visita, em outubro de 2018, do então Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar. Na ocasião, o gestor avaliou os bons resultados obtidos pela estrutura.

Por ser uma unidade situada próxima à orla da praia, muitos pacientes são turistas e banhistas da região. “Aqui, a maioria dos casos é de afogamentos e queimaduras de caravelas. Lembro que, certa vez, um turista estrangeiro foi atendido e queria pagar pela assistência. Ele ficou encantado ao saber que seria gratuito, graças ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, lembra a atual diretora-geral das UPAs, Camila Machado.

Atendimento odontológico

A UPA Praia do Futuro também oferece assistência odontológica para a população. O serviço funciona desde dezembro de 2012. “Após avaliação do cirurgião-dentista, pode ser feito um procedimento para alívio imediato. Dor aguda intensa e recente ou pulpite (inflamação da polpa dentária) e casos de infecção são as principais demandas”, afirma o coordenador de Odontologia da unidade, Rômulo de Medeiros.

No local, são atendidas somente demandas de urgência e emergência como dor intensa no dente, inchaço no rosto, sangramento, traumatismo bucal, queda de coroa e travamento de mandíbula. O acolhimento é focado no alívio do sofrimento e na estabilização do quadro do paciente, seja criança ou adulto.

Classificação de risco

As UPAs funcionam 24 horas do dia, todos os dias da semana. Assim que o paciente chega para atendimento, é iniciada a classificação de risco (Protocolo de Manchester), momento em que se estabelece o potencial de gravidade. A estratégia prioriza e qualifica os fluxos assistenciais, avaliando a necessidade de transferência para serviços hospitalares de maior complexidade.

Dentre as ocorrências mais frequentes no local, estão: febre alta, dores intensas, fraturas, cortes, viroses, crises hipertensivas, infarto e derrame. A unidade disponibiliza raio-x, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma.

Leia também
    Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca