• Quem Somos
    • Conselhos
21/08/2025

Com serviços de urgência e emergência, Hospitais Regionais Vale do Jaguaribe e do Sertão Central fortalecem atendimento especializado no interior

Joelton Barboza

Os hospitais regionais Vale do Jaguaribe (HRVJ) e do Sertão Central (HRSC), ambas as unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), vêm fortalecendo o atendimento de urgência e emergência no interior do Estado. Nesta semana, os serviços estão completando dois e um ano de funcionamento no HRVJ e HRSC, respectivamente, reduzindo deslocamentos para Fortaleza, proporcionando assistência de qualidade mais perto de casa e impactando positivamente a saúde do cearense.

No início de 2024, um grave acidente de trânsito, envolvendo múltiplas vítimas, impactou a região do Vale. Dentre os sobreviventes estavam Daniel,31, e Jakciane Soares, 29, que deram entrada na unidade em estado delicado. Tudo aconteceu em 9 de março, quando o casal foi admitido na sala vermelha do HRVJ com múltiplas fraturas. Entre internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cirurgias, eles permaneceram no hospital por um total de 27 dias.

Pacientes relembram histórias de superação

Hoje, em carta enviada à Direção e à equipe assistencial, o casal de missionários agradece pelo tratamento recebido no HRVJ. “Passamos por momentos muito difíceis, com ossos quebrados, traqueostomia e outras complicações. Foi um período desafiador não só para nós, mas também para nossos amigos e familiares. Cheguei muito perto de perder a vida. No entanto, graças a Deus e ao cuidado excepcional de toda a equipe deste hospital, conseguimos superar essa situação. Muito obrigado por todo o esforço e comprometimento, não apenas conosco, mas com todos que passam por este hospital. Vocês fazem a diferença na vida de muitas pessoas devolvendo saúde e esperança”, destaca Daniel.

Daniel Soares e Jakciane Soares após internação no HRVJ

A diretora geral do HRVJ, Ana Paula Guedes, destaca que antes da chegada do setor, muitos pacientes precisavam se deslocar até Fortaleza para receber atendimento adequado, uma realidade que gerava desgaste para o paciente e familiares.

“Acidentes de trânsito, traumas, casos clínicos graves e outras urgências agora são tratados com rapidez e eficiência, graças a uma emergência equipada com tecnologia de ponta e integrada à rede estadual de saúde, e que conta com uma equipe multiprofissional altamente capacitada. (Tudo isso) representa um avanço histórico na descentralização do acesso à saúde de qualidade, tornando-a mais próxima de quem mais precisa”, ressalta Ana Paula.

Desde a inauguração em 21 de agosto de 2023 até o último mês de julho, foram atendidos no setor quase 20 mil pacientes. Somente em 2025 já foram 6,7 mil admissões. Com relação aos procedimentos cirúrgicos, o total é de quase 9 mil, sendo 3,2 mil apenas neste ano. As intervenções são, em sua maioria, nas especialidades de traumatologia, neurocirurgia, bucomaxilofacial, plástica e vascular.

Serviço no HRSC completa um ano

Um ano depois de aberto no Vale do Jaguaribe, em 19 de agosto de 2024, foi a vez do serviço de emergência em politrauma no HRSC, o qual, até aquele momento, funcionava de forma regulada e eletiva. O serviço 24 horas em Quixeramobim vem transformando a realidade da região de saúde que abrange mais de 600 mil pessoas. Em um ano de funcionamento, a unidade já atendeu quase 9 mil pacientes.

A regionalização do serviço de emergência proporcionaram atendimentos mais rápidos para quem mora na região e tornou o HRSC apto para funcionar com 100% da capacidade operacional, ampliando para 254 a oferta de leitos. A abertura também trouxe novos serviços para a unidade como urologia, exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia vascular e cirurgia ortopédica.

Ana Cavalcante acompanhando o pai, José Cavalcante: moradores de Banabuiú, ele foi atendido perto de casa

Ana Maria Cavalcante, moradora de Banabuiú, sabe bem a diferença que o serviço faz na vida de quem precisa. O pai dela, José Rodrigues Cavalcante, 75, caiu da moto enquanto trafegava pela região, e a cirurgia que José Cavalcante precisa, será feita no HRSC.

“Os profissionais são muito atenciosos e tratam o paciente e os acompanhantes com muito carinho”, diz Ana Cavalcante, que viu o pai ser habilitado para a cirurgia menos de 24 horas após dar entrada na unidade. “Na minha opinião, o Hospital Regional do Sertão Central é um modelo a ser seguido”, completa.

O médico Thiago Carvalho, que coordena as equipes que atendem 24 horas no novo serviço, avalia que a chegada da Emergência no HRSC “representa um marco na assistência da região”. A população, segundo ele, “ganha dignidade e qualidade no acesso a serviços de saúde que não podem esperar”.

Em um ano foram quase nove mil atendimentos no serviço de Emergência do HRSC

Para a continuidade do serviço Thiago Carvalho projeta a melhoria contínua dos processos aliada a uma visão otimista. “Vamos seguir promovendo saúde e oportunizando cuidado de excelência e dignidade a nossa população mais carente”, afirma o médico.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca