• Quem Somos
    • Conselhos
07/06/2024

Com produção de fanzines, pacientes relembram momentos vividos na Casa de Cuidados do Ceará

Márcia Catunda

Um fanzine é uma publicação gráfica artesanal produzida por pessoas que gostam de um tema em comum. E foi esse o recurso escolhido pelas equipes de Terapia Ocupacional e Psicologia da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para oficinas de integração com pacientes e cuidadores. A ideia foi produzir um livreto com o tema “Minha vida na Casa de Cuidados”, com recortes de jornais e revistas, em alusão ao aniversário do equipamento, celebrado no dia 24 de junho.

“O fanzine tem a proposta de montar uma mensagem a partir de um determinado tema. Como o aniversário da Casa de Cuidados está chegando, fizemos essas oficinas para os pacientes relatarem o que sentem e vivem na Casa como uma retrospectiva. Depois de finalizado, cada um explica o que quis transmitir na mensagem, promovendo troca de experiências e criação de laços afetivos”, explica Gardênia Leão, terapeuta ocupacional da CCC.

Paciente José Roberto Candido Paiva mostra, orgulhoso, os objetos produzidos com caixa, papelão e cartolina

Recortes, desenhos, frases, cada um monta à sua maneira, sendo uma forma de criatividade e expressão de sentimentos. “É um momento terapêutico, pois promove autocuidado, alta expressão, autonomia e nostalgia ao relembrar momentos marcantes”, complementa Hellany Gomes, psicóloga da Casa.

O paciente José Roberto Candido Paiva, 56, é conhecido na CCC pela habilidade com trabalho manual. Carpinteiro e marceneiro, ele interrompeu os trabalhos devido a um acidente de trânsito. Porém, encontrou na arte uma forma de relaxar e ter momentos de satisfação. “Já criei diversos objetos com papel, cartolina e papelão, é uma forma de preencher o tempo ocioso e buscar inspiração, trabalhando a mente. Eu crio uma peça já pensando na próxima”, conta.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca