• Quem Somos
    • Conselhos
18.06.2024

Centro Cirúrgico do HRVJ realiza procedimentos em nove especialidades

Joelton Barboza

O setor foi inaugurado em 22 de setembro de 2022 com a realização de cirurgias gerais convencionais e também por vídeo

Inaugurado em 22 de setembro de 2022, o Centro Cirúrgico Geral (CCG) do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), está perto de alcançar a marca de 5 mil cirurgias realizadas. “Realizar esses procedimentos cirúrgicos aqui (HRVJ) é crucial para atender a demanda de saúde da região”, disse a coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico, Rhanna Façanha.

O CCG do HRVJ foi reforçado em 2023, após as aberturas da urgência e emergência, e oncologia. Passando assim a atender, além dos procedimentos de Cirugia Geral, as especialidades: ortopedia, neurocirurgia, cirurgia buco-maxilo-facial, vascular, plástica, proctologia, captação de órgãos e oncológica.

Uma das pacientes beneficiadas pelo serviço de cirurgia do HRVJ foi Jakciane Santana, natural do Maranhão, ela e o marido se mudaram para Limoeiro do Norte para atuar como missionários no Ceará. Até que, em março de 2024, sofreram um grave acidente de trânsito.

Durante o tempo de internação, tanto na Unidade de terapia Intensiva (UTI) quanto nas clínicas, Jakciane passou por três cirurgias para corrigir fraturas de fêmur e clavículas, além de um Traumatismo Cranioencefálico (TCE). “O HRVJ é um lugar tão bom. Os profissionais são carinhosos e a forma que tratam a gente é tão linda. A palavra chave é gratidão por tudo que vocês fizeram na minha vida e do meu esposo”, ressalta a missionária que hoje passa por reabilitação domiciliar.

Ao todo, a unidade já realizou 4.946 cirurgias desde a abertura do setor até o mês de maio, sem contar pequenas cirurgias e os procedimentos a beira do leito. O acesso pode ser realizado por meio da urgência e emergência, em caso de pacientes em intercorrência, ou por meio da Central de Regulação do Estado. O atendimento realizado pelo HRVJ contempla a macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe, garantindo atendimento médico-hospitalar à população de pelo menos 20 municípios, cerca de 550 mil cearenses.

“(O serviço) proporciona cuidados médicos essenciais, tratamento de doenças e lesões, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes atendidos. Contribui também para reduzir filas de espera e garantir acesso oportuno a serviços médicos especializados”, conclui a coordenadora de enfermagem Rhanna Façanha.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca