Casa de Cuidados do Ceará realiza programação de Carnaval com pacientes
A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já está em clima de Carnaval. Durante a semana, os pacientes e cuidadores foram contemplados com ações em alusão à data comemorativa, com apoio da equipe multiprofissional da unidade.
Na terça-feira (10), os pacientes produziram máscaras de carnaval, utilizando materiais como cartolina, lantejoula, barbante e glitter, estimulando a criatividade e a mobilidade das mãos.
A oficina de máscara de carnaval tem como objetivo principal a estimulação cognitiva, trabalhando as habilidades motoras, acompanhando o intuito do Grupo Conexão, que é favorecer a cooperação, competição, promover melhorias do nível de memória, do humor, além do retardo do declínio cognitivo e aumento do nível de autonomia.
“Além disso, também favorece o engajamento, diminuindo o isolamento social muito comum em pacientes. Vale salientar que a terapia ocupacional não olha só para máscara pronta, mas para o processo do ganho terapêutico da atividade”, explica a terapeuta ocupacional Gardênia Leão.
A paciente Josivânia Gomes Silva, 35, foi uma das participantes da ação de confecção de máscaras e adorou a experiência. “Foi a primeira que confeccionei uma máscara de Carnaval. Gosto de artigos de decoração e de coisas brilhosas, por isso deixei a minha bem enfeitada”, conta, orgulhosa.
Na quarta-feira (11), a banda Sambakura fez a animação com as famosas músicas carnavalescas, proporcionando um momento de integração, lazer e humanização para pacientes, cuidadores e equipe. O ambiente também contou com decoração temática.
De acordo com a coordenadora de terapia multidisciplinar da CCC, Aryadne Marques, ações do tipo colaboram para um tratamento mais humanizado e trazem benefícios para a saúde dos pacientes. “Promover ações como a celebração do Carnaval é uma iniciativa que faz parte de uma abordagem terapêutica, que valoriza a humanização do cuidado, bem-estar emocional e promove a socialização dos pacientes”.
O paciente Francisco Ivan Tomé, 62, achou o momento super divertido. “Foi bem animado e uma boa oportunidade para sair do leito e poder interagir com outros pacientes, uma ótima iniciativa”.
Sobre a Casa de Cuidados do Ceará
A Casa de Cuidados do Ceará oferece reabilitação humanizada e multidisciplinar aos residentes do Estado em recuperação após alta hospitalar por diagnósticos diversos. O objetivo do equipamento acompanha uma tendência mundial para a desospitalização precoce a fim de evitar a lotação em unidades hospitalares de emergência e, assim, liberar leitos para pacientes em tratamento agudo.
A diminuição do tempo de permanência no ambiente hospitalar reduz, ainda, chances de complicações e proporciona um tratamento mais adequado, respeitando protocolos de segurança.
O complexo, com 130 leitos, possui equipes multidisciplinares compostas por médicos(as), enfermeiros(as), fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos(as), terapeuta ocupacional, nutricionistas e psicólogos(as). Os profissionais seguem um Plano Terapêutico Individual com foco na qualidade de vida e na reintegração social dos usuários.