• Quem Somos
    • Conselhos
12/06/2024

Acreditação de hospitais promove melhoria contínua e foco na segurança dos pacientes

Bruno Brandão, José Avelino Neto, Naiara Carneiro e Teresa Fernandes

Com uma cultura de melhoria contínua e foco na garantia da qualidade e segurança do paciente, hospitais da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrados pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (Sesa) apostam em processos de acreditação nacional e internacional que atestam os serviços prestados à população. São Acreditados com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) os Hospitais Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, e Regional Norte (HRN), em Sobral. Além disso, com certificado internacional, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) é Acreditado Nível Ótimo pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA).

A analista de Qualidade e Segurança, Moniky Rocha, reforça os benefícios dos processos de acreditação para os pacientes e colaboradores. “Na área da saúde, a acreditação é um processo de avaliação externa realizado por organizações especializadas para verificar se uma instituição de saúde atende a determinados padrões de qualidade e segurança estabelecidos. Sendo mais específica, a acreditação em saúde é um processo pelo qual uma organização de saúde, como um hospital, clínica, Unidade de Pronto Atendimento ou laboratório, é avaliada em relação a padrões definidos de qualidade e segurança”, explica.

A avaliação é conduzida por uma entidade independente, que verifica se a instituição atende aos requisitos estabelecidos para garantir a prestação de cuidados de saúde seguros e eficazes. “A importância de uma organização ser acreditada para os pacientes está relacionada à garantia de que eles estão recebendo cuidados de saúde de qualidade, com procedimentos seguros e eficazes. Para os colaboradores, a acreditação significa trabalhar em um ambiente que valoriza a qualidade, segurança e melhoria contínua dos processos, o que pode levar a uma maior satisfação no trabalho e um ambiente mais seguro para exercer suas funções”, explica Rocha.

Hospitais Acreditados

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

Registro da última acreditação realizada em 2023: colaboradores reunidos celebraram o resultado (Foto: Bruno Brandão)

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), localizado em Messejana, é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) desde 2005. A unidade foi a primeira da rede pública na Capital a receber o título em excelência. A primeira acreditação foi de Nível 1, voltada para para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Depois, obteve o Nível 2 de qualidade, reconhecendo, também, uma gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as ações. Em 2017, o HGWA obteve a acreditação máxima de Nível 3. Recentemente, em 2023, foi novamente acreditado com excelência, nível 3.

O HGWA é o único hospital público de Fortaleza acreditado e faz parte da lista dos 43 hospitais públicos brasileiros com o título máximo. A cada três anos, como foi em 2023, o hospital passa por uma avaliação para ser recertificado e, anualmente, passa pela manutenção do nível, com a exigência de todos os cumprimentos dos critérios estabelecidos.

“Cuidar do paciente é a nossa principal meta. A qualidade desse cuidar soma-se à competência e à melhoria contínua dos nossos colaboradores, indo ao encontro do nosso propósito: transformar a saúde para o bem-estar social. Esse resultado demonstra que a nossa cultura organizacional trabalha sempre a melhoria contínua. O orgulho dos nossos colaboradores em fazer parte do desenvolvimento da unidade é algo nítido e comprovado em nossas pesquisas internas”, destaca o diretor-geral, Denys Briand.

Hospital Regional do Cariri

Desde 2016, o HRC mantém nível máximo de excelência certificado pela ONA (Foto: Arquivo HRC)

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Sesa em Juazeiro do Norte, foi pioneiro na acreditação no interior do estado. Em 2014, a unidade foi certificada com nível 2 pela ONA, passando a ser o primeiro hospital público com emergência das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país a receber o título. Já em 2016, a unidade foi recertificada e passou a ser o primeiro hospital público do Ceará a ser Acreditado com Excelência, Nível 3 ONA, além de ser o 2º do Nordeste e o 13º do Brasil.

A mais recente avaliação ocorreu em novembro de 2023, na qual o HRC manteve nível máximo de excelência certificado pela ONA. Os avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) visitaram diversos setores do HRC e ouviram pacientes, gestores e colaboradores atuantes na assistência, comprovando por meio de relatos e evidências a manutenção da segurança e da qualidade exigidas pela ONA.

O diretor-geral do HRC, Giovanni Sampaio, explica que, a cada visita, as equipes dos órgãos avaliadores sugerem melhorias em alguns aspectos do funcionamento da unidade. “Nós já estamos implantando essas melhorias. Com certeza na próxima visita eles vão ver que o foi solicitado já está implantado. Então nós estamos sempre atentos e abertos a novas ideias e avanços aqui no HRC”, destaca.

Hospital Regional Norte

As visitas dos órgãos certificadores fortalecem a melhoria contínua do hospital (Foto: Teresa Fernandes)

Único hospital acreditado na Região Norte do Estado do Ceará, o HRN recebeu o título de Acreditado com Excelência Nível 3 em 2019 em referência à qualidade de serviços de saúde prestados. O título máximo reconhece padrões de qualidade e segurança, além de excelência em gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Em onze anos de assistência na região Norte, o HRN já superou 500 mil atendimentos em emergências. O diretor-geral do equipamento, Carlos Hilton Albuquerque Soares, ressalta a importância do HRN para a região. “O Hospital Regional Norte é o maior em área do interior do Nordeste e atende a uma população de 55 municípios da Região Norte”, diz.

Hospital Regional do Sertão Central

Visita de manutenção da certificação no HRSC aconteceu em junho de 2023, tornando a acreditação válida até dezembro de 2025 (Foto: José Avelino Neto)

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da rede Sesa em Quixeramobim que beneficia cerca de 630 mil habitantes da região, em atendimentos de média e alta complexidade, é acreditado desde 2020 pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). É o único hospital público do país acreditado com este nível pela instituição espanhola.

A cada dois anos os técnicos fazem para manter o reconhecimento e verificar, in loco, se os métodos que garantiram a certificação estão mantidos. A última visita no HRSC foi em 2023, mantendo a certificação até o final de 2025.

Cristiano Rabelo, diretor-geral do hospital, garante que, apesar do reconhecimento fortalecer as equipes, é para os usuários que ela possui maior relevância. “A certificação ACSA avalia a qualidade, a segurança dos serviços de saúde e o cuidado centrado no paciente. O maior beneficiado com esta qualificação, sem dúvida, são os nossos pacientes”, diz.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca