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Unidade hospitalar

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

Serviços

Serviços primários

  • Clínica Médica
  • Clínica Pediátrica
  • Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto
  • Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (CETIP)
  • Unidade de Cuidados Especiais (UCE) - Adulto
  • Unidade de Cuidados Especias (UCE) - Pediátrica
  • Bloco Cirúrgico
  • Ambulatório

Serviços de apoio à assistência

  • Agência Transfusional
  • Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC)
  • Laboratório de Análises Clínicas
  • Central de Materiais
  • Núcleo Assistência Farmacêutica
  • Engenharia Clínica e Manutenção
  • Núcleo de Nutrição e Dietética
  • Fisioterapia
  • Serviço de Imagem
  • Fonoaudiologia
  • Serviço Social
  • Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
  • Psicologia

Serviço de apoio à gestão

  • Centro de Estudos
  • Ouvidoria
  • Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (NUGESP)
  • Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT)
  • Núcleo Administrativo Financeiro (NAF)

Histórico

Waldemar Alcântara (HGWA) foi fundado em 26 de dezembro de 2002, com a finalidade de prestar serviços de saúde de qualidade em nível secundário aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais terciários do Ceará, com uma visão de futuro de consolidar um modelo de gestão hospitalar inovador e pioneiro, tornando-se referência de excelência na prestação de serviços de saúde no Brasil.

O corpo clínico da unidade é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos. Entre os serviços oferecidos pela HGWA estão internações, cirurgias, consultas e exames.

O perfil dos pacientes do HGWA é composto, predominantemente, por idosos, em especial nas Unidades de Cuidados Especiais, AVC Subagudo e Clínica Médica. Nas três unidades, os pacientes têm idade superior a 70 anos. Entre as principais patologias estão AVC e infecções respiratórias.

Por mês, o hospital realiza 700 internações, em média. A unidade dispõe de 359 leitos operacionais.

RECONHECIMENTO

O HGWA é reconhecido em excelência nível 3, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Recebeu, em 2022, o prêmio de segundo melhor hospital público do Brasil. 

Serviço de Atendimento Domiciliar - SAD

Com foco na assistência humanizada e na garantia de continuidade dos cuidados à saúde, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) possibilita a desinstitucionalização de pacientes internados em serviços hospitalares, além de evitar hospitalizações desnecessárias de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde . O Programa está inserido nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme portaria N°963 de 27 de maio de 2013 que define o Programa Melhor em Casa.

O Serviço de Assistência Domiciliar é formado por profissionais da equipe multidisciplinar, que trabalham de forma controlada para prestar uma assistência integral e segura.

OBJETIVOS

O objetivo da SAD é realizar a desospitalização e adaptação domiciliária de clientes que necessitem do apoio da equipa, tendo em vista o regresso para as suas residências.

Esperamos assim:

Ampliar a Atenção Domiciliar no município de Fortaleza; Diminuir o período de internação hospitalar e evitar reinternações de pacientes hospitalares; cobrir os leitos hospitalares e reduzir custos; Garantir uma assistência adequada e humanizada aos pacientes altamente dependentes do domicílio; Integrar a assistência básica aos serviços mais complexos;Incentivar o desenvolvimento da responsabilidade da família, com relação à saúde e ao cuidado em saúde;

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

Missão, Visão e Valores

  1. NOSSA MISSÃO
    1. Proporcionar o cuidado digno em saúde através de práticas de excelência fortalecendo a Rede de Saúde do Estado do Ceará.
  2. NOSSA VISÃO
    1. Ser líder nacional em assistência hospitalar e domiciliar com foco no paciente específico e reconhecido pela responsabilidade socioambiental.
  3. NOSSOS VALORES
    1. Eficiência e Sustentabilidade - Valorização das pessoas - Comprometimento com o SUS - Transparência - Inovação e Conhecimento - Humanização - Inclusão e diversidade - Ética.
  4. NOSSO PROPÓSITO
    1. Transformar a saúde para o bem estar social.

Gestores

  • Francisco Denys Briand Cunha VieiraDiretor-Geral
  • Thaís Lobo HerzerDiretora de Gestão do Cuidado
  • Carla Fonteles ChavesDiretora Administrativa
  • Lorena Freitas de França GuimarãesDiretora Clínica

Comissões

  • Comissão de Ética Médica (CEM)
  • Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS)
  • Comissão de Revisão de Óbitos (CRO)
  • Comissão de Revisão de Prontuários (CRP)
  • Comissão de Ética em Enfermagem (CEE)
  • Comissão de Farmácia Terapêutica (CFT)
  • Comissão de Humanização (CH)
  • Comissão de Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT)
  • Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
  • Comissão de Segurança do Paciente (COSEP)
  • Comissão de Hemovigilância
  • Comissão de Prevenção de Acidentes com Produtos Perfurocortantes (COPREV)
  • Comissão de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN)
  • Comissão de Reprocessamento de Artigos Hospitalares - (CREAH)



Certificações

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