• Quem Somos
    • Conselhos
28/03/2024

Profissionais reforçam cuidados no trânsito durante Semana Santa

Joelton Barboza

O feriado prolongado da Semana Santa se aproxima e os cuidados com acidentes de trânsito devem ser redobrados para quem vai viajar. No Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Limoeiro do Norte, os acidentes de trânsito, entre janeiro e fevereiro desse ano, representaram 36% das admissões na urgência e emergência traumatológica. Ao todo, foram contabilizados 193 acidentes automobilísticos em janeiro. Em fevereiro, esse número quase dobrou, chegando a 367, somando 560 no bimestre.

O comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Tenente Adriano Silva, alerta para que motoristas evitem certas condutas no trânsito que podem não acabar bem, como por exemplo, dirigir veículo automotor sob influência de álcool. Além de acarretar multa, a prática aumenta as chances de acidentes fatais.

“Não podemos deixar de lembrar também dos cuidados com seu veículo, em se fazer uma revisão geral para pegar as estradas, bem como, estar com o veículo devidamente licenciado para evitar uma remoção indesejada. Em períodos chuvosos, redobre a atenção na condução do veículo e mantenha as palhetas limpadoras de para-brisa em condições de uso. E por fim, viaje descansado e com o sono em dia, para evitar alguma intercorrência no seu trajeto de ida ou de volta” explica Silva.

Acidentes podem deixar sequelas permanentes

O coordenador técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará), Luciano Quental, destaca que o acionamento deve ser feito em casos de acidentes de trânsito quando houver feridos com lesões graves. “O meio de acionamento oficial é o número nacional de urgências médicas, o 192, e deve ser feito quando houver traumatismo craniano, hemorragias intensas, dificuldade respiratória ou perda de consciência”, ressalta.

O médico coordenador da traumatologia e ortopedia do HRVJ, Eduardo Correia, chama a atenção para os cuidados a serem tomados para evitar os problemas desencadeados por acidentes. “É importante ter muito cuidado ao dirigir carros ou pilotar motos, uma vez que os acidentes envolvendo veículos geralmente são graves e, mesmo com tratamento adequado, pode evoluir com sequelas permanentes, como limitação e encurtamento dos membros inferiores e superiores, bem como limitação da função”, explica.

HRVJ tem porta aberta e atendimento 24h

A Sesa dispõe de uma estrutura e rede de hospitais no interior, geridos pelo ISGH, para recebimento de trauma, com os Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, ambos com porta aberta e atendimento 24h, e também o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, que recebe pacientes através de regulação.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca