• Quem Somos
    • Conselhos
29/04/2025

Profissionais de enfermagem, das UPAS, geridas pelo ISGH, tomam posse no Conselho de Ética de Enfermagem

Bruno Brandão

Os profissionais de enfermagem das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), gerenciadas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), tomaram posse, nesta terça-feira, 29, na Comissão de Ética de Enfermagem (CEE). Os profissionais foram eleitos pelos profissionais de enfermagem das UPAs Praia do Futuro, Messejana, Autran Nunes, Canindezinho, José Walter e Conjunto Ceará para a nova função.

A diretora-geral das UPAs, Patricia Santana, ressalta a importância desse momento, lembrando que as comissões têm um papel fundamental na defesa do exercício da enfermagem.

"Esses profissionais também são defensores de uma saúde de qualidade oferecida aos pacientes. Todo mundo sabe o quanto a categoria da enfermagem é uma categoria que se dedica a cuidar do paciente e as comissões terão o papel de regulamentar o exercício da enfermagem, fiscalizar não só quem as executa, mas também os nossos estabelecimentos de saúde", afirma.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), Natana Pacheco, que esteve presente, falou durante a abertura e participou da posse de cada membro, entregando o certificado oficial. Ela explica que momentos como esses reforçam o engajamento da categoria.

"Para nós, do Conselho Regional de Enfermagem, é muito importante a posse dessas comissões de ética, em que seis UPAs foram contempladas. É um elo entre as instituições e o Coren, esse apoio das instituições e da gestão junto ao conselhor engrandece a nossa profissão e traz mais segurança para que os profissionais possam atuar dentro dos seus locais de trabalho", pontua.

O diretor da Gestão do Cuidado e Ensino do ISGH, Jefferson Oliveira, diz que esse foi um momento muito importante para as UPAs e para o ISGH. Lembrando do intuito da comissão, que atua no aperfeiçoamento do processo da assistência de enfermagem, protegendo os profissionais, e estando em parceria com as instituições que regem o ato da enfermagem.

"Entendemos a importância do Coren-CE com o ISGH na prestação da assistência de enfermagem nas unidades e em todos os hospitais, principalmente nas UPAs que são a nossa porta de entrada para os pacientes em atendimento de urgência e emergência. Um momento rico para nós, de extrema relevância. O ISGH continua prestando seu papel de assistência à sociedade cearense", diz.

Isaac Donato, presidente da Comissão de Ética de Enfermagem da UPA José Walter falou sobre a responsabilidade de assumir a função. "Isso significa contribuir, firmar um compromisso e promover o diálogo e orientar nossos colegas. Quero ajudar com um trabalho mais justo, respeitoso e seguro para todos. Fico à disposição para colaborar com humildade e senso de justiça para o fortalecimento da nossa profissão e valorização da ética em todas as nossas ações", finaliza.

Leia também
Desenvolvido noStarlight logo marcaCriado porAdvance logo marca