Comitê de Eficiência do ISGH discute desafios da próxima década e reforça importância da gestão estratégica de custos
Antecipar cenários, buscar soluções inovadoras e promover uma gestão sustentável dos recursos são atitudes essenciais para quem deseja garantir a perenidade e a qualidade dos serviços de saúde. É com essa visão que o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) promoveu, nesta terça-feira (21), uma nova edição do Comitê de Eficiência. A reunião contou com a participação da diretoria executiva e superintendências do ISGH e da especialista Patrícia Narciso, CEO da Cash+ e referência nacional em gestão de custos assistenciais.
Com o tema “Os desafios da saúde pública e privada para a próxima década”, o encontro trouxe reflexões importantes sobre a sustentabilidade dos serviços e a necessidade de revisão dos modelos atuais de financiamento.
“É preciso tratar o custo com estratégia: quem, como, com que insumo e qual resultado eu espero”, destacou a especialista. Segundo ela, antecipar cenários e implantar processos bem definidos são medidas urgentes para garantir resultados duradouros.

Durante a reunião, foram discutidos também os impactos do envelhecimento populacional, o aumento da demanda por serviços e a importância do chamado “motor 2”, novas fontes de receita que vão além do financiamento público.
O diretor de Gestão Estratégica e Financeira do ISGH, Rivanio Paulino, reforçou a necessidade de adaptação. “O modelo atual nos trouxe até aqui, mas precisamos construir o modelo que nos levará adiante. Disciplina, conhecimento e execução são palavras-chave nesse caminho”.

Para a diretora-presidente, Virgínia Silveira, a estratégia só se sustenta com base sólida em pessoas. “Apostamos no fortalecimento da assistência, da inovação e, principalmente, das pessoas. São elas que garantem a sustentabilidade da nossa instituição.”
O encontro reafirmou o compromisso do ISGH com uma gestão orientada por dados, com foco em eficiência, inovação e responsabilidade com os recursos.
Comitê de Eficiência do ISGH
O Comitê de Eficiência do ISGH é um órgão colegiado composto pela Diretoria Executiva, todos os Superintendentes e pela Gerência de Planejamento, Orçamento e Custos. Vinculado diretamente à gestão do Planejamento Estratégico da instituição, o comitê se reúne semanalmente, sempre às quartas-feiras, com foco na busca por soluções que promovam maior eficiência organizacional.
Segundo Harison Rocha, gerente de Planejamento, Orçamento e Custos, o comitê tem como principal objetivo propor e acompanhar ações estratégicas que estejam alinhadas ao planejamento da instituição.
“Toda quarta-feira temos uma pauta, que pode ser demandada tanto pela Diretoria quanto pela nossa Gerência. A meta é traçar projetos que tragam mais eficiência ao ISGH — seja com a redução de custos, seja com a implementação de novos processos ou iniciativas que contribuam para a melhoria contínua.”

As discussões do comitê buscam não apenas enfrentar desafios atuais, mas também antecipar cenários e reforçar a sustentabilidade da gestão, com foco em inovação, controle de custos e melhoria nos resultados assistenciais e operacionais.