Histórico ISGH

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) é uma instituição privada sem fins lucrativos que atua no segmento de gestão em saúde. Fundado em 11 de julho de 2002, foi a primeira instituição no Estado do Ceará a ser qualificada como Organização Social de Saúde (OSS), pelo Decreto nº 26.811, de 30 de outubro de 2002.

Tal pioneirismo traçava um objetivo de definir um modelo que associasse qualidade e resolutividade no âmbito da atenção em saúde pública. Para a concretização dessa meta, o Governo do Estado firmou Contratos de Gestão que, além do tradicional componente produtividade, inovou, exigindo um elenco de compromissos como o bom atendimento, a segurança dos processos assistenciais e a melhoria contínua das ações implementadas.

O reflexo do trabalho realizado pelo ISGH na administração do Hospital Dr. Waldemar Alcântara teve o reconhecimento e o apoio do Governo do Estado do Ceará, que em 2011, integrou ao ISGH novos contratos para gerir o Hospital Regional do Cariri (HRC) e das quatro primeiras Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) de Fortaleza.

Em 2013, foi iniciada a gestão do Hospital Regional Norte (HRN) e de mais duas UPAs. No mesmo ano, o Instituto passou a ser qualificado também pela Prefeitura de Fortaleza, dando suporte operacional às atividades dos 111 postos de Saúde e dos 14 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Os resultados positivos alcançados no decorrer dos anos, ocasionaram a ampliação dos contratos e trouxeram a responsabilidade da gestão de outras três UPAs da capital cearense, totalizando nove Unidades.

Em 2016, iniciou-se a gestão do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), totalizando quatro unidades hospitalares na gestão do ISGH.

Nesses dezesseis anos de história, o ISGH tem conseguido demonstrar com competência e efetividade as metas estabelecidas nos contratos de gestão, focando na melhoria contínua da qualidade dos serviços em todos os desafios que lhe são conferidos, buscando proporcionar o cuidado digno em saúde através de práticas inovadoras em gestão para a excelência da assistência.