Seja bem-vindo!

É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE O INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR (ISGH) PROMOVE O I FÓRUM ISGH: EXCELÊNCIA EM GESTÃO E SAÚDE

Com 15 anos de atuação no Ceará, o ISGH promove, pela primeira vez, um evento que visa à disseminação de boas práticas no âmbito da saúde pública e organizacional de todo o país. Representantes de grandes instituições e órgãos públicos estarão em Fortaleza, no dia 26 de outubro, no Marina Park Hotel, para difundir suas experiências focadas em sustentabilidade, inovação, segurança e qualidade do atendimento. Não fique de fora deste grande evento.

Público Alvo

Gestores de saúde; órgãos públicos envolvidos com Organizações Sociais de Saúde (OSS) em níveis municipal, estadual e federal; profissionais da saúde com interesse na área.

Objetivo

Discutir modelo de gestão com enfoque na saúde pública no Brasil, abrangendo resultados alcançados e a transparência dos processos, buscando inovações, qualidade e eficiência no atendimento aos usuários do SUS.

Conheça os Palestrantes e Debatedores

  • Dr. Flávio Clemente Deulefeu
  • Dr. Roger Pereira Valim
  • Dr. Eugênio Vilaça Mendes
  • Dr. Paulo Roberto de Carvalho Nunes
  • Dr. Renilson Rehem de Souza
  • Dr. Péricles Góes da Cruz
  • Dr. Marcos Gadelha
  • Dr. Nacime Salomão Mansur
  • Dr. Sulivan Bastos Mota
  • Dr. Rubens Covello
  • Dra. Fernanda Colares de Borba Netto
  • Dra. Joana Angélica Paiva Maciel
  • Dra. Anamaria Carvalho Schneider
  • Dr. João Batista Silva
  • Dr. Breitner Chaves
  • Dr. Clébio Garcia
  • Dra. Demostênia Coelho
  • Dra. Manuela de Castro Monte Frota
  • Dr. Flávio Clemente Deulefeu

    Dr. Flávio Clemente Deulefeu

    Médico Pneumologista, especialista em Terapia Intensiva, pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela UFC, pós-graduado em Segurança do Paciente pela Fiocruz e atual Diretor Presidente do ISGH.

  • Dr. Roger Pereira Valim

    Dr. Roger Pereira Valim

    Médico Pediatra e atualmente Diretor de Gestão Estratégica do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH. Responsável geral pela Acreditação do HGWA, HRC, HRN e UPAs.

  • Dr. Eugênio Vilaça Mendes

    Dr. Eugênio Vilaça Mendes

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1961), especialização em Planejamento de Sistema de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (1969) , mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) e doutorado em Cirurgia Bucal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968) . Atualmente Assessoria da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Professor da Escola de Saúde Pública do Ceará, Consultor para o projeto Qualisus do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) e Consultor da Secretária de Estado de Saúde do Espírito Santo.

  • Dr. Paulo Roberto de Carvalho Nunes

    Dr. Paulo Roberto de Carvalho Nunes

    Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2016), pesquisando sobre Governança na Administração Pública, Mestre em Controladoria, pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Controladoria e Gerência Contábil pela Universidade de Fortaleza (1993) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1986). Atua presentemente como Professor Assistente da Universidade de Fortaleza, Professor Adjunto do Centro Universitário Estácio do Ceará, Secretário Executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral e Auditor de Controle Interno do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Administração e Controladoria atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública, Controle Interno, Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Análise de Demonstrações Contábeis, Finanças Empresariais e Gestão Estratégica de Pessoas.

  • Dr. Renilson Rehem de Souza

    Dr. Renilson Rehem de Souza

    Possui graduação em Faculdade de Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1975), especialização em Básico de Atenção a Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (1978), especialização em I Curso de Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará (1976) e mestrado em Administração de Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2002). Atualmente é Superintendente Executivo do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas de Saúde, Sistema Único de Saúde, Financiamento em Saúde.

  • Dr. Péricles Góes da Cruz

    Dr. Péricles Góes da Cruz

    Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (1973), especialização em Administração Hospitalar pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO (1976) e especialização em Gerencia Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá (1981). Atualmente é Diretor de Certificação da ONA.

  • Dr. Marcos Gadelha

    Dr. Marcos Gadelha

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1992). Atualmente é coordenador médico das utis do Hospital Regional da Unimed Fortaleza e médico do Hospital de Messejana do Coração. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e Terapia Intensiva. Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde do Estado

  • Dr. Nacime Salomão Mansur

    Dr. Nacime Salomão Mansur

    Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, mestre em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina, especializado em Administração hospitalar e Sistema de Saúde CEAHS pela FGV. MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Trevisan. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, médico cirurgião do Hospital e maternidade Brasil - Santo André, responsável pela implantação do hospital do Hospital das Clinicas Luzia Pinho de Melo, médico assistente gastroenterologia cirúrgica da Escola Paulista de Medicina e superintendente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São Paulo. Superintendente das Instituições afiliadas da SPDM, desde agosto 2003. Coordenador do Projeto de Implantação e Transformação da Unidade de Administração Direta em OSS.

  • Dr. Sulivan Bastos Mota

    Dr. Sulivan Bastos Mota

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976) e mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, chefe da unidade de neonatologia da maternidade do Hospital Universitário Walter Cantídio, coordenador do programa de iniciação científica do Hospital Universitário Walter Cantídio, coordenador executivo do ambulatório do Hospital Universitário Walter Cantídio e presidente do Instituto da Primeira Infância. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: recém-nascidos, enteroparasitoses, estudantes de medicina, saúde materno-infantil e médicos.

  • Dr. Rubens Covello

    Dr. Rubens Covello

    Médico há mais de 20 anos, trabalha pela evolução dos serviços da Saúde no Brasil, a partir da construção de uma mentalidade baseada na qualidade da assistência e na segurança do paciente. Com esse propósito, ajudou a desenvolver o conceito da acreditação no País, posicionando o IQG como primeira instituição brasileira acreditada pela ISQua (International Society of Qualify in Health Care) e também a primeira Instituição IHI Open School (EUA). O seu envolvimento com a gestão hospitalar começou cedo, logo após concluir a graduação em Medicina, quando o assunto ainda era de domínio de poucos. Na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), onde se especializou em Administração de Empresas, teve os primeiros contatos com gestão da qualidade, algo muito novo para o mercado de saúde até então. Membro do setor saúde no Conselho Mundial da Qualidade, membro do Comitê Técnico da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e do Advisory Comittee da Accreditation Canada International. Fundador do Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde (CBEXs), no qual atua como vice-presidente. Membro do Conselho de Acreditação da ISQua.

  • Dra. Fernanda Colares de Borba Netto

    Dra. Fernanda Colares de Borba Netto

    É graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), possui Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (2008). Tem Título de Especialista em Pediatria concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2006). Atualmente é professora do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza e Diretora Geral do Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, violência contra a criança, terapia intensiva pediátrica e neonatal.

  • Dra. Joana Angélica Paiva Maciel

    Dra. Joana Angélica Paiva Maciel

    Médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem formação em Pediatria com Residência Médica no Hospital Infantil Albert Sabin. Tem título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria/Associação Médica Brasileira. É especialista em Gestão Hospitalar e de Organizações de Saúde pela UFC e em Gestão de Emergências do SUS pelo Hospital Sírio Libanês. Foi diretora clínica do Hospital Infantil Albert Sabin por seis anos e, nos últimos quatro anos, atuou como superintendente adjunta do Instituto Doutor José Frota. Atual Secretária de Saúde da Prefeitura de Fortaleza.

  • Dra. Anamaria Carvalho Schneider

    Dra. Anamaria Carvalho Schneider

    Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social UERJ (1998) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social UERJ (2005). Foi Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Resende/RJ (1997 a 2004), Coordenadora do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro - NERJ (2005 a 2006), Subsecretária de Desenvolvimento do Sistema de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (2007 a 2008), Subsecretária Geral da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (2009 a 2012), Coordenadora de Demandas Institucionais/Subsecretaria de Gestão da SMS/RJ (2013 a janeiro de 2014). Coordenação em Saúde e Desenvolvimento Social na ONG Viva Rio.

  • Dr. João Batista Silva

    Dr. João Batista Silva

    Atualmente diretor-geral do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Especialista em gestão hospitalar e membro do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde, João Batista já dirigiu o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), que são da rede pública do Governo do Estado. Foi ainda diretor do Hospital Frotinha da Parangaba, da rede pública da Prefeitura de Fortaleza, função que desempenhava quando convidado para dirigir o HGF. João Batista foi também diretor do Hospital Regional da Unimed, entre 2010 e 2014.

  • Dr. Breitner Chaves

    Dr. Breitner Chaves

    Atualmente diretor do Processos Assistenciais das UPA’s de Fortaleza. Médico emergencista, com MBA em Gestão Executiva pela FGV, mestre em Saúde Pública e Doutorando em Saúde Pública (UDEM - Canadá).

  • Dr. Clébio Garcia

    Dr. Clébio Garcia

    Atualmente diretor Executivo do Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês (SP). Possui graduação em administração hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo(1993), MBA em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing(2005) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário da FEI(2009).

  • Dra. Demostênia Coelho

    Dra. Demostênia Coelho

    Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (2017). Especialista em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2014). Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2009). Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde Pública e Privada pela Ratio Faculdade Teológica e Filosófica/Cequale (2006). Possui formação para Auditor do Sistema de Gestão da Qualidade para Acreditação de Instituições de Saúde pelo Instituto Qualisa de Gestão-IQG (2014)(2008). Tem experiência na área de administração, com ênfase em Gestão Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão dos Serviços de Saúde, Qualidade Hospitalar e Auditorias da Qualidade. Atuou como Diretora Administrativa no Hospital e Maternidade do município de Alto Santo/CE (2005 - 2008), como Gerente do Escritório da Qualidade no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara em Fortaleza/CE (2008 - 2011) e desde 2011 atua como Diretora Geral do Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte/CE, Acreditado com Excelência - Nível 3 ONA, aprovada em seleção pública realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

  • Dra. Manuela de Castro Monte Frota

    Dra. Manuela de Castro Monte Frota

    Médica formada pela Universidade Federal do Maranhão, Residência Médica em Pediatria – UFC, Atua em Terapia Intensiva Pediátrica, foi coordenadora da UTI Pediátrica do HRN por 2 anos. Diretora de Processos Assistenciais do Hospital Regional Norte desde janeiro/2014,Professora / Coordenadora da disciplina de Pediatria do Curso de Medicina da UNINTA.

Apoio

GOV
SMS
IBROSS
ONA
IQG

realização e promoção:

ISGH

Assessoria na Organização:

ISGH