• Inicio
    INSCREVA-SE

Submissão de Temas Livres até 20/10.

Seja bem-vindo!

É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE O INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR (ISGH) PROMOVE O II FÓRUM ISGH: EXCELÊNCIA EM GESTÃO E SAÚDE, O I SEMINÁRIO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR E A OFICINA GESTÃO DA CLÍNICA.

Com 16 anos de atuação no Ceará, o ISGH promove, pela segunda vez, um evento que visa à disseminação de boas práticas no âmbito da saúde pública e organizacional. Representantes de grandes instituições e órgãos públicos estarão em Fortaleza, nos dias 07, 08 e 09 de novembro, no Marina Park Hotel, para difundir suas experiências focadas em transparência, sustentabilidade, inovação, segurança e qualidade na assistência à saúde.

Nesta edição teremos a oportunidade de trocarmos experiências com relação a assistência domiciliar e gestão da clínica. Para isso teremos dois eventos no dia 07 de novembro: o I Seminário de Assistência Domiciliar do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar e a Oficina Gestão da Clínica: Linha de cuidados, protocolos e planos terapêuticos.

I Seminário de Assistência Domiciliar

Objetivo:
- Demonstrar a sociedade as experiências vivenciadas em relação a continuidade dos cuidados à saúde no domicílio possibilitando a deshospitalização de pacientes, abordando as boas práticas do cuidado e a ventilação mecânica domiciliar.

Oficina Gestão da Clínica

Objetivo:
- Discutir sobre linha de cuidados, protocolos e planos terapêuticos e os benefícios da implantação dessas ferramentas como melhoria do cuidado e da segurança.

Não fique de fora deste grande evento.

Conheça os Palestrantes

II FÓRUM ISGH: EXCELÊNCIA EM GESTÃO E SAÚDE

  • Dr. Renilson Rehem de Souza
  • Dr. Sulivan Bastos Mota
  • Dr. Roger Pereira Valim
  • Célia Corrêa
  • Dr. Flávio Clemente Deulefeu
  • Dra. Joana Angélica Paiva Maciel
  • Dr. João Batista Silva
  • Dr. Raimir Holanda Filho
  • Dr. Clébio Garcia
  • MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES
  • HENRIQUE JAVI
  • CASSIO GERMANO
  • JURANDI FRUTUOSO
  • MARCIA ROCHA
  • MARCOS MORETO
  • RENATO TASCA
  • ROGÉRIO SCARABEL
  • SAMANTHA DOTTO SALVE
  • SOCORRO MARTINS
  • MARIANA CARRERA
  • ROSE MARA MIRANDA
  • Dr. Renilson Rehem de Souza

    Dr. Renilson Rehem de Souza

    Possui graduação em Faculdade de Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1975), especialização em Básico de Atenção a Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (1978), especialização em I Curso de Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará (1976) e mestrado em Administração de Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2002). Atualmente é Superintendente Executivo do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas de Saúde, Sistema Único de Saúde, Financiamento em Saúde.

  • Dr. Sulivan Bastos Mota

    Dr. Sulivan Bastos Mota

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976) e mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, chefe da unidade de neonatologia da maternidade do Hospital Universitário Walter Cantídio, coordenador do programa de iniciação científica do Hospital Universitário Walter Cantídio, coordenador executivo do ambulatório do Hospital Universitário Walter Cantídio e presidente do Instituto da Primeira Infância. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: recém-nascidos, enteroparasitoses, estudantes de medicina, saúde materno-infantil e médicos.

  • Dr. Roger Pereira Valim

    Dr. Roger Pereira Valim

    Graduado em Medicina, Residência em Pediatria, Residência em Neonatologia, MBA em Gestão Pública, experiência em gestão da qualidade e gestão estratégica, experiência de gestão em unidades hospitalares e de pronto atendimento.

  • Célia Corrêa

    Célia Corrêa

    - Formação acadêmica em Economia e pós graduada em Administração Financeira;
    - Desde 2016 na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação – responsável pelo planejamento e orçamento da Rede.
    - 2014 e 2015 – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ocupando a Vice-Presidência de Administração.
    - de 1983 a 2013 – Secretaria de Orçamento Federal vinculada ao Ministério do Planejamento, onde ocupou Coordenações, diversas Diretorias e foi por 8 anos Secretária de Orçamento Federal.

  • Dr. Flávio Clemente Deulefeu

    Dr. Flávio Clemente Deulefeu

    Médico Pneumologista, especialista em Terapia Intensiva, pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela UFC, pós-graduado em Segurança do Paciente pela Fiocruz e atual Diretor Presidente do ISGH.

  • Dra. Joana Angélica Paiva Maciel

    Dra. Joana Angélica Paiva Maciel

    Médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem formação em Pediatria com Residência Médica no Hospital Infantil Albert Sabin. Tem título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria/Associação Médica Brasileira. É especialista em Gestão Hospitalar e de Organizações de Saúde pela UFC e em Gestão de Emergências do SUS pelo Hospital Sírio Libanês. Foi diretora clínica do Hospital Infantil Albert Sabin por seis anos e, nos últimos quatro anos, atuou como superintendente adjunta do Instituto Doutor José Frota. Atual Secretária de Saúde da Prefeitura de Fortaleza.

  • Dr. João Batista Silva

    Dr. João Batista Silva

    Atualmente diretor-geral do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Especialista em gestão hospitalar e membro do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde, João Batista já dirigiu o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), que são da rede pública do Governo do Estado. Foi ainda diretor do Hospital Frotinha da Parangaba, da rede pública da Prefeitura de Fortaleza, função que desempenhava quando convidado para dirigir o HGF. João Batista foi também diretor do Hospital Regional da Unimed, entre 2010 e 2014.

  • Dr. Raimir Holanda Filho

    Dr. Raimir Holanda Filho

    Doutor em Ciência da Computação pela Universitat Politecnica da Catalunya (Espanha), Diretor da 13ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Informática da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), possui mais de 50 trabalhos científicos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais nas áreas de computação e telecomunicações.

  • Dr. Clébio Garcia

    Dr. Clébio Garcia

    Atualmente diretor Executivo do Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês (SP). Possui graduação em administração hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo(1993), MBA em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing(2005) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário da FEI(2009).

  • MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES

    MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES

    É uma farmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Maria da Penha tem três filhas e hoje é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei que leva seu nome: a Lei Maria da Penha, importante ferramenta legislativa no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no Brasil. É fundadora do Instituto Maria da Penha, uma ONG sem fins lucrativos que luta contra a violência doméstica e contra a mulher.

  • HENRIQUE JAVI

    HENRIQUE JAVI

    Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atuação em Gestão como Secretário de Saúde do Governo do Estado do Ceará. Entusiasta de modelos inovadores de gestão envolvendo BSC (Balanced Scorecard) e Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Atuou como gestão no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, com ênfase às áreas de gestão estratégica, gerenciamento por processos, certificação e estatística hospitalar baseada em Microsoft Excel(R). Atuou como Coordenador e Oficial de Risco no Programa de Expansão e Melhoria da Atenção Especializada em Saúde do Governo do Estado do Ceará. Coordenador e Oficial de Risco no Programa de Expansão e Melhoria da Atenção Especializada em Saúde do Governo do Estado do Ceará.

  • CASSIO GERMANO

    CASSIO GERMANO

    CEO do Grupo Portfólio. Certificado pela Universidade de Stanford (EUA) no programa Advanced Project Management, consultor internacional na área de governança, inovação, projetos, programas, portfolios e processos com atuação na área de governo, saúde, educação, financeira, petroquímica, telecomunicações, tecnologia da informação e entretenimento. Consultor do Banco Mundial em projeto de desenvolvimento de PMO para projetos da Secretaria de Desenvolvimento.

  • JURANDI FRUTUOSO

    JURANDI FRUTUOSO

    Graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (1981); especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP (1998); Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente é secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e conselheiro do Conselheiro Nacional de Saúde (CNS). Secretaria de Estado da Saúde do Ceará (2003 a 2006); presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) no período 2006/2007; membro do Conselho Diretivo da Escola de Saúde Pública do Ceará de 2003 a 2006; Secretário Municipal de Saúde de Pedra Branca/Ceará (1997/2002) e presidente do Conselho de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde do Ceará- COSSEMS (2001/2002).

  • MARCIA ROCHA

    MARCIA ROCHA

    Especialista Sênior em Saúde na Representação BID no Brasil. Possui mestrado em Desenvolvimento Local, mestrado em Administração Pública (INAP- Espanha), e é candidata de doutorado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. Antes de trabalhar no BID, trabalhou na Escola Nacional de Administração Pública como Coordenadora Geral de Projetos Especiais, desenvolvendo programas de treinamento inovadores para promover novas políticas e novas áreas estratégicas para o governo federal brasileiro. Também trabalhou na Prefeitura de Belo Horizonte como Gerente de Planejamento de Políticas Sociais (saúde, proteção social, educação e cultura), com foco em atender as áreas mais pobres da cidade. Também foi Gerente de Projetos da Fundação Avina, oferecendo apoio técnico e financeiro a ONGs de vários países da America Latina, com foco na redução da pobreza e promoção da igualdade. E lecionou na Fundação João Pinheiro, Escola do Governo, no Programa de Pós-graduação nas áreas de Política Social, Planejamento do Governo e Políticas Públicas.

  • MARCOS MORETO

    MARCOS MORETO

    Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário São Camilo (2003). Atualmente é administrador hospitalar no Hospital Santa Marcelina Itaquaquecetuba – SP.

  • RENATO TASCA

    RENATO TASCA

    Possui graduação em medicina pela Università degli Studi di Torino, Especialização em Doenças infecciosas pela Università degli Studi di Torino, epidemiologista pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atua nas OPAS desde 2008, atualmente no cargo de coordenador de unidades de saúde e serviços.

  • ROGÉRIO SCARABEL

    ROGÉRIO SCARABEL

    Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Especialização em Gestão Hospitalar e Organizações da Saúde pela Universidade Federal do Ceará, UFC, Especialização em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil. Atualmente é Diretor de Normas e Habilitação de Produtos – DIPRO da ANS. Atuou como advogado do escritório Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados em Fortaleza/CE. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Hospitalar.

  • SAMANTHA DOTTO SALVE

    SAMANTHA DOTTO SALVE

    Samantha Dotto Salve é formada em Relações Internacionais pela Unesp Franca e tem mestrado em Cooperação Internacional e Desenvolvimento pela Universidade do País Basco, Espanha, como bolsista da Fundação Carolina. Tem 10 anos de experiência em gestão de projetos, com passagens por ONGs, como a Cruz Vermelha e pelo Sistema ONU, na UNRWA. Há mais de 5 anos trabalha no PNUD Brasil na Unidade de Desenvolvimento Humano. Tem experiência principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano e sustentável, indicadores, BIs, pobreza multidimensional, educação popular e direitos humanos.

  • SOCORRO MARTINS

    SOCORRO MARTINS

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Assessora da secretaria da saúde do estado do ceara. Foi diretora do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara e do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart.

  • MARIANA CARRERA

    MARIANA CARRERA

    Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal da Bahia, Pós - graduação, Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela FGV. Diretoria administrativa da SPDM (2001-2008) e pesquisadora associada da FGV.

  • ROSE MARA MIRANDA

    ROSE MARA MIRANDA

    Coordenadora de Qualidade & Segurança do Instituto Israelita de Responsabilidade Social - Albert Einstein Biomédica MBA em Gestão Empresarial MBA em Gestão de Projetos pela FGV Especialista em Modelos de Gestão de Qualidade Hospitalar, Hemoterapia, Terapia Celular, Laboratórios de Análises Clínicas, Terapia Celular Especialista em implantação de novos processos técnicos  e de informatização Especialista em Melhoria de Processos – Lean Six Sigma

OFICINA GESTÃO DA CLÍNICA: LINHA DE CUIDADOS, PROTOCOLOS E PLANOS TERAPÊUTICOS

  • Dr. Roger Pereira Valim
  • Juliana Costa Gomes Araújo
  • Camila Peixoto de Lima Freire
  • Moniky Keuly Marcelo Rocha
  • Livia Rodrigues Farias Moraes
  • Dr. Roger Pereira Valim

    Dr. Roger Pereira Valim

    Graduado em Medicina, Residência em Pediatria, Residência em Neonatologia, MBA em Gestão Pública, experiência em gestão da qualidade e gestão estratégica, experiência de gestão em unidades hospitalares e de pronto atendimento.

  • Juliana Costa Gomes Araújo

    Juliana Costa Gomes Araújo

    Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR Mestranda em Tecnologias e Inovação em Enfermagem - UNIFOR MBA em Gerenciamento de Projetos e Processos - FBUni Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde Pública e Privada - CEQUALE Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal – FAMETRO Atua na área de Gestão Estratégica e Gestão da Qualidade / Acreditação de Seviços de Saúde

  • Camila Peixoto de Lima Freire

    Camila Peixoto de Lima Freire

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, com residência em Farmácia Hospitalar pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e com especialização em Acreditação Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo, Auditoria em Sistemas de Saúde pelo Centro Universitário Estácio do Ceará e MBA em Gerenciamento de Projetos e Processos pelo Centro Universitário Farias Brito (FB- Uni). Experiência em gestão estratégica, gestão qualidade, acreditação hospitalar e auditoria clínica.

  • Moniky Keuly Marcelo Rocha

    Moniky Keuly Marcelo Rocha

    Fisioterapeuta graduada pela Fic/pós-graduada em fisioterapia respiratória e cardiovascular pela unifor/ especialização em auditoria de sistemas de saúde pela EstácioFic/ MBA em gerenciamento de processos e projetos pela UniFB (grupo portfólio).Atuando na área de gestão estratégica e da qualidade/acreditação hospitalar do ISGH .

  • Livia Rodrigues Farias Moraes

    Livia Rodrigues Farias Moraes

    Graduação em Gestão Hospitalar ( FIC- 2008), com MBA em Auditoria e Gestão de Sistema de Saúde e Hospitais ( FIC -2010), MBA em Administração Estratégica ( Unichristus - 2015) e MBA em Gerenciamento de Projetos e Processos ( FBUni - 2017). Atuando na área de gestão estratégica e da qualidade do ISGH.

I° SEMINÁRIO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

  • Professor Dr. Marcelo Alcantara Holanda
  • Távila Aparecida de Assis Guimarães
  • Profa. Zilsa Maria P. Santiago
  • Dr. Luiz Soares Júnior
  • Prof. Dr. Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira
  • Gustavo da Silva Sobreira de Andrade
  • Ítala Oliveira
  • Professor Dr. Marcelo Alcantara Holanda

    Professor Dr. Marcelo Alcantara Holanda

    Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1991), com residência médica (1995) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (1998) é professor associado de Terapia Intensiva e Pneumologia do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará. Coordena o Laboratório da Respiração (RespLab) no Centro de Biomedicina da UFC, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Ventilação mecânica e de análises de imagens do tórax em parceria com o Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC. Coordena o Centro de Terapia Intensiva do Hospital Monte Klinikum. Possui larga experiência no ensino e treinamento em suporte ventilatório mecânico em cursos regionais, nacionais e internacionais nesta área. É o criador e desenvolvedor do simulador virtual de ventilação mecânica, o programa xlung, voltado especificamente para o ensino do tema a estudantes e profissionais de saúde. É fundador e sócio proprietário da empresa XLUNG para desenvolvimento de softwares.

  • Távila Aparecida de Assis Guimarães

    Távila Aparecida de Assis Guimarães

    Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Especialização em Saúde Pública pela Faculdade Madre Thaís Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologista em Gestão de Políticas Públicas em Saúde, atua na Coordenação de Atenção Domiciliar/Ministério da Saúde.

  • Profa. Zilsa Maria P. Santiago

    Profa. Zilsa Maria P. Santiago

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1980). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Minter/Universidade de São Paulo - FAUUSP (2005) com dissertação sobre o tema de Acessibilidade no ambiente construído. Doutora pela Faculdade de Educação/UFC (2011). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC. Prêmio Troféu IAB/CE 2005 – Categoria Produção Teórica com o Tema “Acessibilidade física nas escolas municipais de Fortaleza”. Foi Membro do Grupo de Trabalho em Planejamento e Acessibilidade do CREA-CE (anos de 2007, 2008). É membro do Grupo de Trabalho Permanente da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. É Coordenadora do Projeto de Extensão/UFC “Acessibilidade em escolas de Ensino Fundamental e médio nas Redes Públicas Estadual e Municipal” (2001-atual).

  • Dr. Luiz Soares Júnior

    Dr. Luiz Soares Júnior

    Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2010), Mestrado em Metrologia Científica e Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1996). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará - UFC e coordenador do laboratório metrologia mecânica da UFC, acreditado pela Cgcre sob numero 261.Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em metrologia mecânica, fabricação e qualidade.

  • Prof. Dr. Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira

    Prof. Dr. Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira

    Possui graduação em Ciencias da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1990), mestrado em Mestrado Em Informatica Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2002) e doutorado em Computer Science and Applications - Virginia Polytechnic Institute and State University (2010). Atualmente é professor do Mestrado Acadêmico em Ciencias da Computação da Universidade Estadual do Ceará, Professor do Mestrado em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Sócio - Diretor - FFIT Serviços de Inovação e Tecnologia Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interface Humano-Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade, Computação Persuavisa, Usabilidade, Experiência de Usuário, Computação Vestivel, Haptics, Leitura Eletrônica, Zoom, Computação Móvel, com projetos de pesquisa com forte concentração em Saúde e Educação.

  • Gustavo da Silva Sobreira de Andrade

    Gustavo da Silva Sobreira de Andrade

  • Ítala Oliveira

    Ítala Oliveira

    Graduada em terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Tecnologia Assistiva. Especialista em Saúde Integral da criança e do adolescente na estratégia de saúde da família. Prêmio na 1ª Edição do Mapeamento de Experiências de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa no Contexto Domiciliar com o trabalho “Desenvolvimento de estratégias de tecnologia assistiva para pacientes do Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara” . Terapeuta Ocupacional do Serviço de Assistêncioa Dom,iciliar do SAD / HGWA/ ISGH

Apoio

ONA
IQG
IBROSS
SINDESSEC

realização e promoção:

ISGH

Assessoria na Organização:

ISGH