Hospital Geral Waldemar de Alcântara

Com foco na melhoria contínua do atendimento HGWA investe na segurança do paciente.

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A segurança do paciente é aspecto fundamental do tratamento oferecido pelo HGWA. A unidade possui diferentes ferramentas para que as pessoas internadas estejam seguras.

A infecção hospitalar é uma das ameaças aos pacientes, e graças ao amadurecimento da cultura de segurança do HGWA o número de ocorrências no ano passado diminuiu 24% em relação ao ano anterior.

Para Djane Filizola, Djane Filizola, gerente do Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp), o resultado é reflexo da conscientização dos colaboradores em relação ao comprometimento com a segurança do paciente e às respostas das notificações de eventos adversos.

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"As conquistas de segurança do paciente ainda podem ser ampliadas, mas casos assim mostram que a equipe tem percebido as notificações como oportunidade de melhoria da atividade profissional", conta.

Além das notificações, que podem ser feitas e recebidas por todos os setores do Hospital, há também as estratégias para gerenciamento de risco, treinamentos, protocolos de ação e a identificação dos riscos prioritários dentro das unidades mais críticas do HGWA. Tudo com foca na segurança do paciente.

A instalação de um sistema eficiente de notificação de eventos adversos, implantado em 2015, facilitou o controle das ocorrências e o acompanhamento dos casos. A plataforma foi desenvolvida pelo ISGH.

"O ISGH é quem nos orienta a respeito das melhores estratégias de planos de ação, de quais ferramentas utilizar em determinada situação, é um parceiro focado na melhoria contínua do atendimento", diz a gerente do Nugesp.

 

 

 

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