Serviço de Atendimento Domiciliar

Cuidando de forma integral na casa de quem necessita

ISGH 15 anos Foto UPA Ronaldo-01

Ronaldo Lima da Silva,47 anos, era policial e procurou auxílio médico após sentir fraqueza nas pernas. Os exames neurológicos revelaram Esclerose Lateral Amiotrófica em março de 2010. A doença avançou rapidamente e em alguns meses Ronaldo já não andava mais e precisava de ventilação mecânica para respirar, perdeu o movimento do corpo e a fala. Desde então, está sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar do SAD do HGWA, ele recebeu uma prancha alfabética que possibilita a comunicação por meio do movimento dos olhos, além de toda a assistência necessária por conta da patologia.

Maria Lucila Mendes, sogra e cuidadora do Ronaldo, afirma que o programa do HGWA é fundamental para a boa qualidade de vida que ele tem. "Só temos a agradecer ao Hospital pelo atendimento. Desde a internação até hoje ele é muito bem tratado, se não fosse isso, acho que ele já teria morrido", diz.

A cuidadora ressalta também a diversidade e a qualidade assistencial. "Ele recebe muita assistência, a equipe é grande e tem diferentes profissionais. Nós não teríamos condições financeiras de dar esse mesmo tratamento a ele se fosse necessário pagar por cada coisa que o PAD faz por nós", conta.

"Nosso trabalho é especial, ele toca de uma maneira diferente a todos da equipe. Nós entramos na casa das pessoas, nos aproximamos da família, é muito gratificante acrescentar algo na vida delas e ver a superação de cada uma". Dra. Ursula Wille Campos - Diretora  SAD.

A relação do cuidado não é uma via de mão única, onde apenas o paciente é beneficiado, o cuidador também tem seus ganhos, é uma troca onde todos crescem. No caso do SAD do HGWA a interação acontece em diferentes sentidos, integrando o programa, o paciente, a família e a equipe multidisciplinar.

Para Verônica Barbosa, enfermeira, integrar o Programa lhe proporcionou uma visão mais ampla do cuidado além de receber lições de vida diariamente. "Agora não me vejo trabalhando em outra área", diz.

 

 

Organização Social mantida com recursos públicos provenientes de seus impostos e contribuições sociais
© 2017 - Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar
- www.isgh.org.br
Todos os direitos reservados