Responsabilidade Social

HRC TORNA-SE MEMBRO DA REDE GLOBAL DE HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS NO BRASIL

ISGH 15 anos Foto HRC Sustent-01

Em 2016 o Hospital Regional do Cariri passou a integrar a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis no Brasil, sendo o primeiro hospital do Ceará a deter esse título. O evento foi realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, em São Paulo. A diretora geral, Demostênia Coelho recebeu das mãos do Coordenador de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo, Geraldo Replia Sobrinho a placa "Amigo do Meio Ambiente". O Prêmio é concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que compõem o SUS em âmbito nacional e se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade, como iniciativa de melhorar a qualidade de vida no planeta. Entre os 112 projetos inscritos, apenas os 15 melhores foram premiados, estando o HRC contemplado como um deles.

"Iniciativas como esta motivam os gestores e colaboradores a repensar suas prioridades em práticas e ações de sustentabilidade, fortalecendo cada vez mais o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente" destacou a diretora geral do HRC, Demostênia Coelho.

Colaborador Jorge Luiz recebe simbolicamente das mãos do Secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, a placa "Amigo do Meio Ambiente".

Práticas apresentadas

Para participar da Rede, o hospital precisa desenvolver ações voltadas para o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade. Entre as ações já realizadas na unidade, estão medidas como a economia de água e energia elétrica, reciclagem de material, controle de resíduos desde sua geração até o destino final, tratamento de água e esgoto, além de palestras educacionais com os profissionais da unidade sobre o descarte correto de resíduos sólidos e o cuidado com o meio ambiente.

Como o objetivo é ter o mínimo de desperdício, no hospital todo material reciclável é bem aproveitado e transformado. Jorge Luiz, do setor de hotelaria, é o responsável por fazer bom uso desses materiais. Em suas mãos habilidosas, caixas de madeira viram mesa de centro; garrafas são transformadas em decoração; vidros também são reaproveitados. Toda transformação proporcionou um ambiente mais acolhedor para os próprios colaboradores, detalhe, a custo zero. 

"As ações realizadas no HRC tem como principal objetivo despertar nas pessoas a consciência ambiental não só em seu ambiente de trabalho, mas também que essas práticas possam ser estendidas a suas casas e familiares. Se cada um de nós fizermos um pouquinho, nosso ambiente de trabalho e nossa casa deixará de produzir tanto lixo e ganhará mais vida e cores", destacou Jorge Luiz.

Organização Social mantida com recursos públicos provenientes de seus impostos e contribuições sociais
© 2017 - Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar
- www.isgh.org.br
Todos os direitos reservados